87 novos profissionais participaram de cerimônias de colação de grau
Foram realizadas nesta quarta-feira, 20 de dezembro, as solenidades de colação de grau das duas primeiras turmas de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas, que ingressaram no Campus, respectivamente, em dezembro de 2017 e fevereiro de 2018. As cerimônias ocorreram no Palace Casino, importante construção histórica da cidade, com a presença de familiares e convidados dos 87 formandos, além de professores da Universidade e autoridades.
O pró-reitor adjunto do Campus, Prof. Dr. Iran Calixto Abrão, ao presidir a sessão representando o reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, ressaltou o orgulho de ver uma nova geração de médicos graduados na PUC Minas, com base na formação humanista que caracteriza todos os cursos da Universidade e se mostra especialmente relevante na área da Saúde. Destacou-se ainda a importância da parceria firmada com a administração pública, que viabiliza a inserção dos estudantes na rede pública e a realização de investimentos substanciais na melhoria dos serviços prestados à população.
As cerimônias seguiram os protocolos adotados pela PUC Minas em todas as formaturas, com discursos de oradores e paraninfos, leitura do juramento da profissão, chamada nominal dos formandos para assinatura da ata de colação de grau e premiação dos alunos com melhor desempenho acadêmico, entre outros ritos. Cerca de 450 pessoas acompanharam cada uma das solenidades.
O Curso de Medicina é uma das formações vinculadas ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) no Campus, que se fortalece cada vez mais nesta área. Em visita de monitoramento do Ministério da Educação (MEC), ocorrida em 2021, o Curso obteve nota máxima em todos os 44 indicadores adotados pelo órgão federal para atestar a qualidade da infraestrutura, das diretrizes curriculares e do corpo docente das instituições de ensino superior no Brasil.
Atualmente, o ingresso no Curso de Medicina do Campus ocorre semestralmente por meio de vestibular, com dezenas de vagas. O número de ingressantes por semestre é ainda superior quando considerados os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni). A formação tem duração mínima de seis anos e se diferencia ao incluir os alunos, já a partir do primeiro período, em atividades práticas na rede pública de saúde.