sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioMeio AmbientePropriedades de Caldas recebem certificação pela proteção a nascentes

Propriedades de Caldas recebem certificação pela proteção a nascentes

Vinte donos de propriedades rurais do município de Caldas, que participam do trabalho, receberam neste mês de agosto os certificados por já terem concluído o cercamento das nascentes e minas d’água mapeadas pelo projeto “Minas Com Vida”. A recuperação de áreas e de nascentes em propriedades do Sul do estado é objeto de parceria firmada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) com produtores rurais, a Ong The Nature Conservancy (TNC) e prefeituras da região.
 
O objetivo da iniciativa é proteger as nascentes, preservar os cursos d’água e manter as vertentes. “Para isso, o IEF disponibilizou 3 mil mourões, 34 mil metros de arames lisos, catracas esticadoras de arames, balancins e assistência técnica”, explica o analista ambiental da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade do Sul de Minas, Paulo Roberto De Lauro Silva. Além disso, o Instituto também disponibilizou mudas de espécies nativas.
 
A certificação e a capacitação dos produtores, realizada pelos parceiros com participação do IEF, é parte importante do processo para que as propriedades passem a ser “produtoras” de águas. O trabalho foi desenvolvido, inicialmente, no município de Extrema. Caldas foi um dos primeiros a aderir ao desdobramento do projeto no Sul de Minas, em 2017.
 
Minas com vida
 
O “Minas com Vida” faz parte de um projeto ainda maior, chamado “Conservador da Mantiqueira”, desenvolvido nos municípios de Caldas, Campestre, Conceição dos Ouros, Inconfidentes, Monte Santo de Minas e Pouso Alegre. 
 
O objetivo é promover a restauração florestal de espécies nativas, em cerca de 1,2 milhão de hectares na área de influência da Serra da Mantiqueira, em 280 municípios dos estados Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O trabalho representa 10% da meta assumida pelo Brasil na Conferência do Clima em Paris (COP 21) e da proposta do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg).

Fonte: Agência Minas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes