Dois projetos locais foram selecionados pelo Compete Minas, programa do governo estadual que apoia financeiramente iniciativas de desenvolvimento tecnológico e de inovação de empresas mineiras.
O Compete Minas é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a Fapemig, com o apoio da Fiemg, Faemg, Fecomércio, Ocemg e do Sebrae. É uma oportunidade para que empresários e empreendedores possam acessar recursos públicos não reembolsáveis para desenvolverem projetos de inovação e produtos tecnológicos dentro de seus negócios.
O programa impulsiona os setores econômicos do Estado, além de aproximar as instituições de ensino e pesquisa e a iniciativa privada. Os projetos locais aprovados foram um desenvolvimento de produtos automotivos inovadores, da Pradolux, e um de desenvolvimento de faróis automotivos e agrícolas com tecnologia em LED, da Luxparts.
Empresas locais se inscreveram após um evento de divulgação do Compete Minas, com presença do subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Araújo Oliveira, promovido em Poços pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em março deste ano. “Foi o pontapé inicial dessa conquista das empresas de tecnologia de Poços. O fomento de projetos locais é um elemento crucial para o crescimento econômico e social de qualquer localidade. Ao investir em empreendimentos que surgem no próprio estado, o Compete Minas não apenas catalisa o desenvolvimento tecnológico, mas também cria um ambiente propício para a geração de recursos energéticos, o fortalecimento da infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento, e o aumento da competitividade no mercado global”, diz o secretário da pasta, Franco Martins.
“Recebemos a notícia da aprovação com muita comemoração e gratidão. Parabéns pelo esforço do governo de Minas Gerais e pelo apoio incondicional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Poços de Caldas. O projeto da Pradolux no Compete Minas vai impulsionar ainda mais a nossa área de PD&I. Graças a este apoio, nunca antes visto em quase 50 anos de história, daremos um salto radical na competência de desenvolver produtos inovadores de iluminação e sinalização automotiva”, comenta o empresário Luis Prado Junior.
O investimento do estado nos projetos locais soma mais de R$ 2 milhões.