Iniciativa receberá recursos da ordem de R$ 664 mil para viabilização de plataforma nacional de e-commerce focada na comercialização de cafés especiais
Lançado em janeiro deste ano, o HUAIS – Hub de Aceleração, Tecnologia e Sustentabilidade comemora importante conquista: a aprovação de um projeto de uma startup de Alfenas no Programa Compete Minas. Elaborado por profissionais do Hub para a NetCoelho, o projeto receberá recursos da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) da ordem de R$ 664.000,00 para a viabilização de uma plataforma nacional de e-commerce, focada na comercialização de cafés especiais de fazendas que praticam agricultura regenerativa e cooperativas comprometidas com o Fair Trade. Com isso, espera-se fomentar a economia local e promover práticas agrícolas responsáveis, alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança), que norteiam o HUAIS, e atendendo o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da ONU.
“Elaborar um projeto comprometido em transformar o comércio de café especial em uma experiência significativa e responsável, contribuindo para um futuro mais sustentável do setor, é motivo de muito orgulho para o nosso Hub”, ressalta Yula Merola, presidente do HUAIS. “Um dos nossos objetivos é cocriar um ecossistema de inovação sustentável, facilitando a conexão entre startups com outras empresas, investidores e fundos de investimentos, visando a geração de novos negócios e soluções tecnológicas e inovadoras dentro dos pilares ambiental, social e de governança (ESG)”.
SOBRE O HUAIS
Criado por um grupo de empresários e executivos de diferentes áreas, o HUAIS tem sede em Poços de Caldas, mas abrangência em todo Sul de Minas. O objetivo do Hub é impulsionar a inovação sustentável e o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas para os pilares ambiental, social e de governança (ASG), criando conexões entre startups, empresas, órgãos públicos, institutos de pesquisas, universidades e investidores.
Integram o HUAIS representantes da indústria, comércio, serviços e universidades, num total de 22 associados atualmente. São parceiros, além da Subsecretaria de Estado de Inovação e Tecnologia de Minas Gerais, a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), SEBRAE, Agência de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços de Caldas e IFSuldeminas. O HUAIS também integra a Cidade da Inovação, iniciativa do IF Sul de Minas em Poços de Caldas.
Entre os serviços que serão oferecidos pelo Hub estão: geração de novos negócios, soluções tecnológicas e inovadoras para desafios de empresas públicas e privadas, conexões com investidores e fundos de investimentos, participação em feiras e eventos de network do setor, capacitação, treinamentos, cursos e mentorias, orientações de registro de marcas e patentes e certificação com selo ESG, entre outros.
Acompanhe e saiba mais sobre o HUAIS, acessando as redes sociais no Linkedin e Instagram.