A atividade faz parte da programação do Festival Julho Fest e aborda saberes tradicionais e Cultura de Terreiro
Acontece neste sábado, 16, às 14h, no Parque Municipal Antônio Molinari o projeto Cozinha Ancestral – saberes tradicionais e cultura de terreiro – que integra a programação do Julho Fest, Festival de Inverno de Poços de Caldas.
O projeto Cozinha Ancestral é uma iniciativa do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição e foi idealizado com o propósito de apresentar a rica e diversa gastronomia das comunidades de terreiro, de uma maneira simples e acessível. Esta edição do projeto tem a proposta de dialogar sobre as ervas e seus usos alimentares, além de apresentar as suas características medicinais através do olhar e das práticas vindas dos saberes tradicionais e da cultura de terreiro.
Para Fernanda Lourenço, dirigente do terreiro, “ter este aprendizado vindo do terreiro é um resgate à ancestralidade, é amar e valorizar a terra onde nascemos e aprender que a vida é um grande ciclo de trocas.” Ainda segundo ela, “saber preparar os alimentos, como usar e sentir o efeito em nosso corpo é um processo de autoconhecimento. É reaprender aquilo que esquecemos e então trazer o equilíbrio para nosso corpo, nosso maior altar”, destaca a dirigente.
O projeto Cozinha Ancestral nasceu no final de 2019 com a intenção de ocupar as praças da cidade e apresentar a gastronomia das comunidades de terreiro, mas foi interrompido antes de sua execução, devido a pandemia. Ainda assim, a iniciativa foi remodelada para a versão digital, com três episódios produzidos que estão disponíveis na plataforma youtube e que contaram com apoio da secretaria de Cultura de Poços de Caldas e também da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais.
Para Thiago Costa, também dirigente da casa, “o Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição tem como proposta resgatar, aprender e compartilhar sobre a cozinha de terreiro, como forma de preservar esse patrimônio e valorizar nossas tradições e costumes”.
Nesta edição presencial do projeto, que conta com a coprodução da Moringa – Produção Cultural Afrorrerenciada, os participantes terão a oportunidade de compartilhar dos saberes tradicionais da cultura de terreiro, além de degustar os chás e bebidas produzidos durante a atividade, que serão feitos com as ervas cultivadas no terreiro.
Serviço:
O que: Projeto Cozinha Ancestral
Quando: 16 de julho, sábado Horário: 14h
Local: Parque Municipal Antônio Molinari
Ingresso: Atividade gratuita que integra a programação do Julho Fest