Está chegando a Poços de Caldas o projeto Cinema em Movimento – Circuito Universitário. Ao todo, serão 8 sessões gratuitas nos meses de abril, maio e junho, com exibição de filmes, seguida por debate. O projeto visa à participação ativa do público universitário. Por isso, os alunos que comparecerem às exibições receberão certificado de horas complementares.
Os horários, locais e datas das sessões serão divulgados em breve nos canais oficiais da secretaria de Cultura. A agente mobilizadora da Mostra em Poços de Caldas é a estudante Ana Carolina Galo, aluna de Publicidade e Propaganda na PUC Minas. O projeto é uma produção do Instituto Cultura em Movimento (ICEM), realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal e nesta edição exibe os filmes: “Quem Cuida de Quem Cuida?”, “Carne” e “Castanhal”.
Quem Cuida de Quem Cuida?, de Marcia Paraiso Brasil, documentário, 50 minutos, 2024
Quem cuida das mães que cuidam de filhos com deficiência? Mães de pessoas com deficiência e suas rotinas de vida e o aprendizado transformador e desafiador que é a maternidade de filhos especiais.
Carne, de Camila Kater Brasil, documentário/animação, 2021, 12 minutos, 14 anos
Crua, mal passada, ao ponto, passada e bem passada. Através de relatos íntimos e pessoais, cinco mulheres compartilham as suas experiências em relação ao corpo, da infância à velhice.
Castanhal, de Marques Casara e Rodrigo Simões Chagas Brasil, documentário, 2020, 25 minutos, livre
No sul do estado do Amazonas, a coleta dos frutos das castanheiras perdura por gerações de extrativistas. A riqueza da floresta é também o sustento das famílias que habitam as margens dos seus rios. Assim, enquanto o progresso do agronegócio insiste em derrubar e queimar, quem cuida das árvores centenárias teme pelo futuro da Amazônia brasileira – e da própria vida.
Sobre o projeto
Criado em 2000 pela produtora MPC Filmes, o Cinema em Movimento é hoje o maior projeto de difusão não comercial de cinema da América Latina. Com sessões em espaços abertos ou fechados, o projeto atua através de 5 módulos: Circuito Praça, Circuito Escola, Circuito Universitário, Oficinas e Capacitação de Professores.
O Circuito Universitário tem como objetivo principal fomentar o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse social e histórico abordadas nas obras a serem exibidas. Mais do que uma simples exibição de filmes, a Mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens.
O Instituto Cultura Em Movimento – ICEM é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, fundada em 2002, com o objetivo de ampliar a circulação e a difusão de produtos culturais através da criação de redes de distribuição audiovisual em todo o território brasileiro. Para mais informações, acompanhe o perfil da agente mobilizadora: @anaqarolina @icemvirtual e @pocosculturaearte.