Aprovado pelo Instituto Alcoa, por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais 2019, a Oficina de Massas Pais e Filhos foi concluída com sucesso
Quem passa pela Praça Central de Andradas, nas manhãs de sextas-feiras, não resiste às bolachinhas, roscas e outras quitandas que são vendidas no local. Essas delícias são produzidas por pais e alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Andradas, que participaram do projeto Oficina de Massas Pais e Filhos, apoiado pelo Instituto Alcoa. por meio do Edital de Apoio a Projetos Locais 2019.
Iniciado em plena pandemia, a Oficina teve que ser adiada várias vezes, mas foi concluída com sucesso e, no dia 19 de abril, foram entregues os certificados aos participantes.
“Quando íamos iniciar a Oficina, veio a pandemia e ficamos sem saber o que fazer”, lembrou Monique Galasso, presidente da APAE Andradas. “Tivemos a compreensão da Alcoa para estender o prazo para a realização do projeto e ainda direcionar parte dos recursos para comprarmos cestas básicas para as famílias e, depois do retorno às atividades, alimentação para servir na escola. Somos muito gratos à Empresa, pois além da Oficina, este projeto permitiu alimentar muitas crianças atendidas pela nossa instituição”.
Com duas turmas, as oficinas tiveram a duração de cinco meses, com atividades diárias e a participação de 25 pessoas, entre alunos e pais que estavam fora do mercado de trabalho. Hoje, além de ser vendido na praça, os produtos também podem ser adquiridos na sede da instituição, de segunda a sexta-feira.
“Além da capacitação e geração de renda, a Oficina de Massas proporcionou outros benefícios para os nossos alunos”, observou Áurea dos Reis Tavares, diretora da APAE e coordenadora do Projeto. “Um deles é a socialização. Eles saem para fazer compras no supermercado, vendem os produtos e vão ao banco depositar o dinheiro das vendas. Isso é essencial, pois promove conhecimento, troca de experiências e formação de amizades entre eles e as pessoas com quem estão convivendo”.
Entre os que prestigiaram a formatura estava o vereador Luiz Benedito Raimundo, que foi diretor e voluntário da APAE Andradas. “A participação da Alcoa na comunidade é muito importante e a APAE é um exemplo dessa parceria, que temos que dar continuidade”, destacou. “Uma parceria fundamental que já beneficiou outras instituições e escolas. Só tenho que parabenizar a Empresa”.
Representando a Alcoa estiveram presentes Fernanda Ferrante, Gerente de Mineração, e Fabio Costa, Analista de Relações Externas e Comunicação.
Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.
Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).