Nesta última sexta-feira do mês, dia 25 de novembro, acontece a Black Friday edição 2022. Este é o maior evento de ofertas do setor varejista, aguardado ansiosamente por milhares de consumidores por todo o mundo.
No Brasil, a Black Friday foi integrada ao calendário no ano de 2000, completando 22 anos de atividade neste mês de novembro. A princípio, a data era focada em promoções de produtos eletrônicos. Com o passar do tempo, foi expandida e hoje atende os mais variados nichos de produtos e serviços.
No ano passado, a Black Friday gerou um faturamento de R$ 5,8 bilhões, conforme dados apurados pela pesquisa Ebit/Nieslen e divulgada pelo Jornal do Comércio. A expectativa para 2022 é que este seja o maior evento de e-commerce já consolidado passados os dois primeiros anos de pandemia da Covid-19.
As compras devem se concentrar em roupas, itens de papelaria, smartphones e eletroportáteis. Neste ano acontece um cenário inusitado, a Black Friday será na mesma semana da abertura da Copa do Mundo no Qatar e do pagamento da primeira parcela do 13º salário.
O fato é que, para onde se olha, é possível encontrar uma oportunidade de consumo. Com a proximidade das promoções e descontos, é preciso ter cuidado e atenção, não só para fazer aquisições conscientes, como também, evitar cair em golpes ou fraudes. Por isso o Procon de Poços de Caldas selecionou algumas dicas essenciais para o consumidor. Confira!
Cuidados durante as compras na Black Friday
Na oportunidade, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), reforça que, apesar da data ser bastante conhecida pelos descontos e promoções, também é bastante comum algumas lojas aumentarem drasticamente os preços dos produtos nas semanas antecedentes à data. Assim, causa-se a falsa sensação de oferta no dia do evento.
“Fraudes e golpes, infelizmente, têm sido cada vez mais recorrentes em vários estabelecimentos, por isso, a pesquisa e acompanhamento de preços antes da data e a atenção nas condições de pagamento são extremamente importantes para efetuar uma compra segura”, afirmou a coordenadora do Procon, Fernanda Soares.
Além de observar os preços com antecedência, os consumidores também devem tomar cuidado com as condições oferecidas pela loja no ato da venda. É o caso de taxas de juros, número de parcelas, bem como o custo efetivo total da operação. A atenção deve ser redobrada se tratando de compras online.
Em todo caso, ter conhecimento sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para ter os direitos assegurados é um bom preparo. Na hora de pagar a compra, recomenda-se o uso do cartão de crédito, especialmente pela internet, pois é o meio de pagamento mais seguro que garante estorno em caso de golpes.
O CDC também prevê a desistência de uma compra dentro do prazo de sete dias a partir do recebimento do produto [compras online]. O arrependimento não precisa ser justificado, seja por defeito no produto ou outro motivo.