A grande final do Prêmio de Música das Minas Gerais será realizada no dia 2 de setembro, na capital Belo Horizonte. O Grupo Guaimbê, com a música Mar de Algaroba, e Nego Moura e Os Camarás, com a música Reafricanizar, foram classificados na etapa realizada aqui na cidade, pela primeira vez, no último sábado, 13.
Os dez participantes da classificatória de Poços, entre eles os também poços-caldenses Mununu e Pedro Cezar, subiram ao palco do Teatro Benigno Gaiga, com transmissão ao vivo pelo canal do Prêmio no YouTube. Em Poços de Caldas, foram classificadas três composições que estão na lista das 15 finalistas de 2022. Além de Guaimbê e Nego Moura e Os Camarás, o grupo Pássaro Vivo, de Patos de Minas, com a música Aboio, também foi classificada.
Em Poços, a comissão julgadora do Prêmio foi formada pelos curadores do Prêmio, Emílio Pieroni e Guilherme Castro, músicos e produtores musicais, e por mais dois jurados convidados: a musicista, professora de canto, regente, produtora e gestora cultural, Raquel Mantovani e o músico e produtor musical Alexandre Almeida.
Ao todo já foram classificadas 12 músicas e as três vagas restantes para a grande final serão preenchidas pelos classificados da etapa de Uberlândia, que será realizada no dia 27 de agosto. A grande final está marcada para o dia 2 de setembro, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte. O Prêmio de Música das Minas Gerais 2022 é patrocinado pela Claro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
A iniciativa tem por objetivo agregar valor à produção musical mineira, descobrir e revelar novos talentos, além de servir de vitrine para os músicos de Minas Gerais. A lista completa de todos os artistas desta edição está publicada no site www.premiodemusicaminas.com.br. As músicas concorrentes podem ser ouvidas na mesma página, na Rádio Web do Prêmio.