domingo, abril 20, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
InícioCulturaPoços será a primeira cidade brasileira retratada em obra literária que aborda...

Poços será a primeira cidade brasileira retratada em obra literária que aborda poesia, patrimônio e língua portuguesa

“Poços é cenário de nova obra da coleção “Mapa da Poesia”, da Editora Tapioquinha, com lançamento durante o Flipoços 2025”

A cidade é o mais novo destino da encantadora coleção “Mapa da Poesia”, série de livros ilustrados voltada ao público infantojuvenil, criada pelo escritor José Santos e pela designer Iêda Alcântara. A obra será lançada oficialmente no próximo dia 30 de abril, em parceria com o Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, e contará com a participação especial do poeta Hugo Pontes.

Esta edição marca um momento especial na trajetória da coleção, publicada pela Editora Tapioquinha: depois de três volumes ambientados em cidades portuguesas, como Óbidos e Lisboa, é a primeira vez que uma cidade brasileira ganha protagonismo na série. E Poços de Caldas foi escolhida justamente por sua riqueza cultural, histórica e poética.

Com texto delicado e ilustrações sensíveis, o livro convida crianças e jovens leitores a uma verdadeira viagem lírica e geográfica pela cidade, despertando o interesse pela leitura e promovendo, com afeto e criatividade, a educação patrimonial.

O poeta Hugo Pontes, natural de Três Corações e profundamente enraizado na vida cultural de Poços, participa da obra trazendo sua experiência e olhar poético. Autor de cerca de trinta livros e referência nacional na poesia visual e na arte postal, Hugo imprime ao livro a emoção de quem vive a cidade por dentro.

As ilustrações de Iêda Alcântara traduzem com delicadeza o patrimônio natural, histórico e imaterial de Poços, revelando detalhes que estimulam a contemplação e o aprendizado. As quadras poéticas criadas por José Santos pontuam esse percurso com leveza e musicalidade, compondo uma obra que é, ao mesmo tempo, literária e didática.

O lançamento integra a programação oficial do Flipoços 2025 e será celebrado com dois encontros especiais com crianças e jovens no dia 30 de abril, às 9h e às 13h30, no Palco Sulfurosa. A atividade propõe um bate-papo interativo com os autores, conectando literatura, história, geografia, arte e identidade local de forma lúdica e sensível.

Em cada página, leitores de todas as idades são convidados a descobrir novos olhares sobre o mundo — e sobre Poços de Caldas — por meio da poesia.

O Mapa da Poesia – Poços de Caldas é composto de 22 poemas compostos em quadras, uma para cada autor, em redondilha maior, 11 ilustrações e um glossário de termos citados.

Os poemas do mapa retratam os seguintes pontos turísticos de Poços:

Livraria Vida Social

Seu primeiro nome foi Agência Scalabrino, quando foi fundada na década de 1920 por Ugo Scalabrino, um italiano que viveu em Poços. Ela só ganhou esse nome com o dono seguinte, Cornélio Tavares Hovelacque. Foi um importante estabelecimento para intelectuais e amantes da literatura da região. Antonio Candido, reconhecido crítico literário, foi um frequentador corriqueiro da livraria. Diz a lenda que o sr. Cornélio gostava tanto dos livros que lá estavam que nem gostava muito de vendê-los.

Estação Ferroviária Mogiana

Sua construção começou em 1883 para facilitar o transporte de mercadorias e de café, que era produzido em São João da Boa Vista e região. Sua inauguração se deu em 1886 com a presença de Dom Pedro II. A obra foi de responsabilidade do engenheiro polonês Alexander Brodowsky.

Casa da Villa Prates

Para quem quiser dar uma olhada nessa casa construída em 1886, ela fica na rua Junqueiras, em frente ao parque. A propriedade era da família do Conde Eduardo Prates, que era um dos donos da Companhia Mogiana. Dá para acreditar que conta com mais de trinta cômodos?

Thermas Antônio Carlos

Essa linda construção foi inaugurada em 1931 e tinha 120 banheiras de porcelana! Desde aquela época atende pacientes de muitos lugares do Brasil. Em uma sala dentro do prédio é possível conhecer os aparelhos médicos que eram utilizados nos tratamentos.

Museu histórico e geográfico

Fundado em 1972 em celebração ao centenário de Poços, ficava originalmente no Country Club da cidade. Em 1996 foi transferido para o edifício atual, na Villa Junqueira, cuja construção remonta ao final do século XIX. Tombado e restaurado, recebe doações de objetos de valor histórico.

Igreja de Santo Antônio

Essa igreja erguida em homenagem a Santo Antônio foi a primeira da cidade e serviu de matriz por muitos anos, até 21 de setembro de 1913. Sua construção é de 1882, feita de pau-a-pique. Ela fica na rua São Paulo, no centro da cidade.

Igreja da matriz

Com uma longa cruz azul e estrutura externa de tijolos, a Basílica Nossa Senhora da Saúde ou simplesmente Igreja Matriz, foi construída em 1937 pelo engenheiro arquiteto Otávio Lotufo. Seu estilo neorromânico é inspirado em uma igreja da França, que está na cidade de Dieppe.

Flipoços

O Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços) aconteceu pela primeira vez em março de 2006, em paralelo à Feira Nacional do Livro da cidade. Muitos ícones da literatura brasileira estiveram no evento, como Ariano Suassuna, Rubem Alves, Ferreira Gullar, Zuenir Ventura, Luis Fernando Veríssimo, Nélida Piñon, João Ubaldo Ribeiro, Moacir Scliar, Adélia Prado, José Murilo de Carvalho, Sérgio Paulo Rouanet, Ziraldo, Ney Matogrosso, Milton Hatoum, Fernando Gabeira, Nelson Motta, Ignácio de Loyola Brandão, Mary Del Priore e muitos outros.

Chalé Coronel Procópio

Situado na rua de mesmo nome, nº 118, é uma construção de grande valor histórico, tombada pela Prefeitura. Mas veja bem, nada ali vai ser derrubado. O termo “tombamento” do patrimônio histórico é justamente o contrário, significa que o imóvel será preservado e protegido pelas instituições públicas.

Palacete da prefeitura

Localizado na Avenida Francisco Salles, o prédio foi inaugurado em 7 de maio de 1911 e depois de 113 anos servindo como sede do governo municipal, foi tombado pelo patrimônio histórico em 2024. Foi projetado com estilo de art nouveau pelo engenheiro José Piffer a pedido do prefeito da época, Francisco Escobar.

Serra de São Domingos

Tombada em 1989 como Patrimônio Paisagístico e Monumento Natural de Minas Gerais. Seu ponto mais alto tem 1686m, onde está instalado o monumento do Cristo Redentor, inaugurado em 1958. Ali fica também o teleférico da cidade, o maior do Brasil, com 1.500m de percurso.

Viveiro das aves do seu Xixo

Este ponto turístico da cidade está aberto todos os dias no bairro Bortolan e é uma experiência de imersão na natureza muito interessante. Abriga hoje mais de 2 mil pássaros de mais de 200 espécies! O percurso tem por volta de 1,5 km e conta também com outros animais como jabutis, veados-catingueiros e antas. Era um viveiro particular, criado pelo senhor Moacyr Carvalho Dias, o Xixo, um apaixonado pela causa das aves e da sua preservação. Xixo viajou o mundo buscando futuros moradores para os poleiros poços-caldenses.

Sobre os autores

Iêda Alcântara

Engenheira de formação, atriz e designer editorial, até que um dia resolveu escrever e ilustrar suas próprias histórias e de outros também. Vive em Lisboa. É especialista para seleção do Selo Caminho da Leitura da Câmara de Pombal, em Portugal.

José Santos

Escritor brasileiro que pesquisa a nossa cultura popular e a literatura para crianças e jovens há mais de 20 anos. Criou com Iêda Alcântara esta coleção de livros que mesclam imagem e poesia. Já publicou mais de 60 títulos entre obras autorais e de escrita colaborativa. Com a Editora Tapioquinha, publicou também literatura de cordel: Matinta Pereira e a adaptação Muito Barulho por Nada, ambos ilustrados por Jô Oliveira

Hugo Pontes

Nasceu em Três Corações-MG em 1945. É formado em Letras com especialização em Literatura. Iniciou suas atividades literária nos anos de 1960 participando de grupos de poemas experimentais no Brasil e no exterior. Tem vários livros publicados com temas voltados para o poema visual e para a pesquisa histórica. Reside em Poços de Caldas-MG há mais de 50 anos.

A Vila Literária 2025 do Flipoços 20 anos, acontece de 26 de abril e 04 de maio, no Parque José Afonso Junqueira. Para mais informações e detalhes sobre a programação, acesse o site www.flipocos.com ou através das redes sociais @flipocos O festival é uma realização da GSC Eventos Especiais, União Literária de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas com Patrocínio Master da Codemge, Althaia, Valgroup, Rede Itaú. Patrocínio Cultural Sebrae, Nutrire, Leiturinha. Parceria Cultural e Educacional Sesc Senac Sistema Fecomércio Minas. Parceria Internacional Camões Brasília, Consulado de Portugal em Minas, CRID Escola Politécnica de Leiria. Apoio Cultural Instituto Chamex, Sicredi, Tinta da China, Todavia, Editora Zain e Editora Tapioca. Apoio no Prêmio Independentes Renovagraf e Infinity. Espaços parceiros Bold Bloom, Lascaux, Ollivia, L’ami Bistrô, Studio 1.3 e IMS. Seja apoiador desta importante iniciativa de impacto nacional, entrando em contato pelo número (35) 3697-1551 ou pelo e-mail gsc@gsceventos.com.br

Grata, Gisele

Gisele Corrêa Ferreira
Diretora

GSC EVENTOS ESPECIAIS LTDA – 34 Anos!

Rua Prefeito Chagas, 305 – Sala 308

Poços de Caldas – Minas Gerais – Cep: 37701-010 – Brasil

Telefones de Contato: + 55 (35) 3697 1551 e CelularZap + 55 (35) 99132 9901

Acesse o site de nossa empresa e eventos

www.gsceventos.com.br

www.flipocos.com

www.meioambientepocos.com.br

www.educacaopocos.com.br

www.pocosejazz.com.br

www.premiomaioresemelhores.com.br

GSC Eventos a número 1 em Eventos Culturais, Científicos e Empresariais em Minas Gerais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes