O secretário de Cultura de Poços de Caldas, Gustavo Dutra, e a diretora da secretaria de Turismo, Marcela Brito de Carvalho, participaram, na última sexta-feira, 25, do lançamento da pedra fundamental do Museu da Cozinha Mineira, na Fazenda Boa Esperança, em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os dois participaram também da campanha “A Liberdade Mora em Minas”, no Palácio da Liberdade, na capital.
Construído no início do século XX, com as marcas da arquitetura do século XIX, o casarão que vai abrigar o Museu da Cozinha Mineira foi cedido pela Prefeitura de Santa Luzia, que vai restaurar a edificação, enquanto o Instituto Periférico, contratado por chamamento público, será o responsável pela concepção do novo equipamento cultural. O novo museu deverá contribuir para o fortalecimento da cozinha mineira, gerindo e promovendo experiências significativas, multissensoriais, tecnológicas e reflexivas sobre suas histórias, patrimônios, saberes e sabores.
A campanha “A Liberdade Mora em Minas”, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, foi lançada na mesma data. O novo slogan representa o posicionamento do destino turístico Minas Gerais para o ano de 2023 e tem o objetivo de fomentar o turismo regional, nacional e internacional para Minas Gerais, situando o estado como a primeira escolha de destino dos turistas.
“Sem dúvida, são duas iniciativas de grande relevância para o Estado. O Museu da Cozinha Mineira, que será inaugurado em Santa Luzia, celebra o que faz de Minas um destino único e todos os municípios só têm a ganhar com esta ação. Já a campanha ‘A Liberdade Mora em Minas’ sintetiza o posicionamento turístico e cultural do Estado para 2023”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, apresentou a nova identidade visual da campanha, que é baseada no conceito da inclusão, celebra a pluralidade e convida todas as pessoas para vivenciarem a liberdade em Minas. “Minas quer se colocar nesse lugar humanista, onde podemos construir uma cultura da paz como em nenhum outro momento da nossa história. A Liberdade Mora em Minas. Vem pra minas. Vem pra cá. Esse convite, fundado na nossa história, em nossa vida, no modo de ser da nossa mineiridade, que acolhe e ama a todos, é o lugar onde iremos nos posicionar”, destacou o secretário.
O vídeo da campanha disponível para ser exibido em todos os eventos e redes sociais conta com versões em três línguas, inglês, francês e espanhol, a fim de ampliar o alcance da proposta. A campanha reflete a vocação de Minas Gerais, onde nasceu o primeiro grito de liberdade brasileiro, no contexto dos movimentos da Inconfidência. A liberdade é também um sentimento expresso na bandeira de inspiração iluminista.
Marrocos
As ações foram realizadas pouco antes de uma comitiva composta por representantes do Estado de Minas Gerais e do Governo Federal, juntamente com os produtores de queijo do estado, chegar ao Marrocos para promover os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal. A promoção deste bem cultural integra a programação da 17ª Sessão do Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, em Rabat.
O modo de fazer o queijo Minas artesanal vai se candidatar à lista Representativa do Patrimônio da Humanidade. A inscrição deve ser oficializada em dezembro deste ano, pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), a partir da documentação apresentada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).