A prefeitura de Poços de Caldas está acertando os últimos detalhes para firmar parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), nas áreas de restauro e conservação, com a oferta de formações para servidores e interessados em ações voltadas para o patrimônio material e imaterial. Na última sexta-feira, 2, o presidente da Faop, Jefferson da Fonseca, visitou diversos locais na cidade, como o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, o prédio do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza e a Capela de Santa Cruz.
“Desde nossas primeiras tratativas, com o objetivo de construir um conjunto de ações entre Prefeitura de Poços de Caldas e Fundação de Arte de Ouro Preto, identificamos o respeito ao Patrimônio e à Memória, ao interesse público, ponto comum entre nossos governos. Na Faop, a expectativa é enorme em contribuir com o excelente trabalho que já existe na cidade pela conservação de bens públicos – móveis e imóveis. Ainda mais com o plano de trabalho em construção pelas atividades formativas, em 2023, que vão potencializar agentes multiplicadores na geração de novas oportunidades de trabalho, emprego e renda, em Artes e Ofícios, em Restauro e Conservação”, destaca o presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto, Jefferson da Fonseca.
O secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, que acompanhou as visitas, informa que será firmado termo de colaboração junto à Faop para a execução de oficinas formativas em temáticas como restauro de bens edificados e manuseio de arquivos raros, por exemplo.
Além disso, o presidente da Faop também sugeriu a realização de intercâmbios relacionados ao acervo de Poços de Caldas, levando exposições para Belo Horizonte, como as obras do pintor Bruno Filisberti, e trazendo mostras do acervo de Ouro Preto para a cidade.
Museu
O presidente da Faop, Jefferson da Fonseca, participou de uma visita guiada no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. Ele pôde conhecer detalhes da Villa Junqueira, prédio que abriga o Museu desde 1996, e um pouco da história do acervo em exposição no local.
“O presidente da Faop elogiou bastante o trabalho de manutenção do prédio e do acervo do Museu. Por isso, destacamos o trabalho impecável de toda a equipe de servidores e estagiários. Sem dúvida, as formações em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto contribuirão ainda mais para o trabalho de excelência realizado”, afirma o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
A expectativa é que as ações em conjunto tenham início em 2023, especialmente a 3 de maio, Dia de Santa Cruz, primeira grande manifestação da programação cultural da Festa de São Benedito, unindo preservação do patrimônio material e imaterial.