O canal Poços Curte em Casa apresenta neste domingo, 21 de fevereiro, às 19h, Os Compadres em A gripe espanhola em Poços de Caldas. Neste espetáculo, o expectador fará uma viagem no tempo para entender como uma pandemia devastou o mundo e fez muitas vítimas em Poços de Caldas cem anos atrás.
Com texto e direção de Clisthenis Betti, “A gripe” revela os muitos erros que foram cometidos naquela época, “que são repetidos ainda hoje e podem nos levar a uma melhor compreensão do momento atual e contribuirmos para um mundo melhor, diz o autor. O trabalho é fruto de uma extensa pesquisa envolvendo os livros A Gripe Espanhola em Poços de Caldas 1918: A Morte Silenciosa, do escritor Luiz Roberto Judice e Memórias Históricas de Poços de Caldas, da historiadora Nilza Botelho Megale, além de jornais da época e material disponível na internet.
Os atores que contam a história da gripe espanhola em Poços de Caldas são Clisthenis Betti, Elvis Lago, Gabriel Noronha, Gildo Bernardes, Leandro Campos, Luciano Pedrilio, Luiz Felipe, Luiz Munhoz, Pedro Ernesto, Thiago Geroto, Wellington Rafael. “A gripe” tem direção e texto de Clisthenis Betti e produção de Gildo Bernardes.
A música que conduz a narrativa é ‘O Último Dia’, do compositor Paulinho Moska, com interpretação de Gildo Bernardes e arranjo de César Marquesini. A filmagem ficou a cargo de Tiago Alessandro Ferreira.
Os Compadres em A gripe espanhola em Poços de Caldas integra a programação do Poços Curte em Casa através da Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura.
Agradecimentos:
Prefeitura Municipal de Poços de Caldas
Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas
Museu Histórico e geográfico de Poços de Caldas
Igreja Matriz de Poços de Caldas
Igreja de Santo Antônio
CODEMGE
Pasquim Bar
Guilherme Peres
César Marquesini
Luiz Roberto Judice
Luiz Munhoz
Pâmela de Oliveira Morais