Benedito Domingos, que se caracteriza de Papai Noel já há 30 anos. No dia 9 de outubro iniciou na cidade de São Lourenço, o I Desafio de Pedo do Papai Noel Sulmineiro e está deixando boas mensagens por onde passa.
Já percorreu pedalando uma distância equivalente a 1.234,4 km entre trilhas, estradões e rodovias, além das cidades. Já foram alcançadas uma altimetria equivalente a 2.2798 metros, visitou 54 municípios do interior de Minas e São Paulo, e está pedalando uma média de aproximadamente 51,3km/dia.
No percurso já enfrentou várias adversidades, como sol forte, chuvas, furos nos pneus, danos nas bicicletas, e muito mais. “Já são 26 dias pedalando, ininterruptamente, e, a cada município que chegamos, temos um apoio imenso. Isso, só nos fortalece e nos deixa mais animados para concluir o evento no dia 20 de novembro, quando encerraremos o I Desafio de Pedal do Papai Noel Sulmineiro, e abriremos oficialmente o IV Natal das Águas de São Lourenço no Circuito das Águas mineiro” relata o Papai Noel Sul Mineiro.
A cada município que aderiu à proposta do evento, estão sendo realizadas campanhas de doações de alimentos, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social do próprio município. “Em praticamente todas as cidades, os ciclistas nos param para cumprimentar, tirar fotos, e sempre acontece de parabenizar pela disposição, e comprometimento com a causa. Crianças nos abordam, entregam cartinhas, nos dão pequenos presentes, e todos são guardados com muito carinho”.
O projeto vai tomando forma em cada cidade que o Papai Noel passa, e a cada dia vai se consolidando como um grande projeto, além de proporcionar um enriquecimento do conhecimento histórico e religioso da região. Vários trechos significativos de várias rotas oficiais, como o Caminho da Fé, Rota 32, Rota pro Interior, Caminho de Nhá Chica, Caminho do Monsenhor Alderige já foram visitados pelo Papai Noel Pedaleiro.
Inúmeros grupos de pedais, associações não governamentais, grupos de amigos, hotéis, restaurantes das cidades visitadas, fazem questão de registrar a passagem do Papai Noel com fotos, vídeos etc. “É muito interessante o carinho das pessoas, para conosco, e ganhamos desde um simples elogio, um abraço de uma criança, até presentes, que com certeza, todos ficam na memória do Noel” informa Benedito.
Em Poços de Caldas
O Papai Noel chega a Poços no sábado, dia 6, às 9h, no Ronaldão. Com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, a recepção acontece por grupos de ciclistas, que irão realizar um Passeio Ciclístico, em comemoração ao aniversário da cidade.
A concentração do grupo acontecerá na Praça do Museu, onde também será feita a arrecadação dos alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições da cidade.
Os ciclistas se juntarão ao Papai Noel e seguirão pela ciclovia até a Fepasa, onde acontece a inauguração do novo equipamento.
Quem quiser colaborar, ou apenas enviar uma mensagem de apoio, é só acessar o Instagram @papainoelsulmineiro e falar direto com o Bom Velhinho.