Proposta foi produzida com recursos da Lei Aldir Blanc
Dando continuidade à sua fase criativa, o músico e compositor mineiro Nego Moura apresenta neste domingo (9), o registro audiovisual ‘Samba de Mineiro’. O vídeo estreia no canal do artista no Youtube, com o objetivo de promover a valorização e a divulgação da música brasileira, dando destaque para sua obra autoral voltada para o samba produzido em Minas Gerais.
“Sempre gostei de samba e o samba foi a minha escola durante muitos anos. As primeiras composições que fiz até aqui, muitas delas vieram em formato de samba tradicional. O samba é um patrimônio imaterial brasileiro e com mais esse produto, ofertamos a nossa singela contribuição para a música mineira e o samba nacional”, conta Nego Moura.
‘Samba de Mineiro’ tem produção audiovisual de China Trindad. China possui vasta experiência na produção de conteúdo na área musical, e teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes da música nacional, como NxZero, CPM22, Gilberto Gil, Vitor Kley, 3030, entre outros artistas. Assim, o trabalho de Nego Moura ganha também uma excelência técnica, que vem para engrandecer sua trajetória profissional.
Com produção executiva de Chiara Carvalho e Pri Rennó, a proposta foi viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc e tem o apoio financeiro da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo, em uma realização conjunta da Carvalho Agência Cultural e Nego Moura.
O projeto contempla ainda o processo de composição, registro e catalogação das obras que irão compor o disco ‘Samba de Mineiro’, que está no planejamento para ser gravado e distribuído em um futuro próximo.
A parceria de Pri Rennó e Nego Moura
O álbum ‘Ladeira’ foi concebido em uma parceria entre Nego Moura e a produtora Priscilla Rennó. A ideia era ter ritmos brasileiros diversos expressados de forma simples incorporados ao samba e ao dialeto mineiro, a fim de aguçar a identificação do público com a obra. A faixa ‘Samba de Mineiro’ integra o trabalho, e a partir desta canção, outras tantas foram criadas para a vir a compor novo álbum do artista.
Na história do samba pouco se falou sobre artistas mineiros que ganharam notoriedade no gênero, o que passou a ser visto como um desafio pela dupla por se tratar de uma oportunidade de criação de músicas originais e autenticas.
Nesse sentido, Pri Rennó teve a ideia e concebeu a produção do show intitulado ‘Esse Samba é Pra Você’, no qual a maioria do repertório se pautava em músicas que fariam parte do álbum ‘Ladeira’ e outras canções consagradas da música brasileira, a fim de sentir a reação do público e consolidar o objetivo de gravação e registro do referido álbum. O disco então foi gravado e uma série de ações foram promovidas para sua divulgação, conseguindo uma resposta positiva e encorajadora com o seu lançamento em 2019.
De lá para cá, novos projetos foram criados como os ‘Ensaios de Carnaval’, a estruturação da parceria com a banda ‘Os Catioros’, participações em eventos, lançamentos de versões remixadas das canções ‘Ladeira’, ‘Tragédia Anunciada’ e ‘Camará’, apresentações de lives, lançamento do podcast ‘Um Canto, Um Conto’, gravações de shows em formato digital e outros conteúdos audiovisuais, e o início de um processo para concepção de novos discos, ‘Camará’ e ‘Samba de Mineiro’. Recentemente foi lançada o single ‘Okê Arô’, considerado um marco na nova fase profissional do músico Nego Moura.
Conheça o trabalho do artista nas redes sociais @negomoura.
SERVIÇO:
Samba de Mineiro
Estreia: domingo, 9 de maio de 2021
Horário: 20 horas
Youtube: https://www.youtube.com/negomouraoficial
*Foto: João Ricardo Risso