sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioSaúdeMédicos da atenção básica fazem capacitação sobre Prontuário Eletrônico

Médicos da atenção básica fazem capacitação sobre Prontuário Eletrônico

Médicos do sistema de saúde de Poços de Caldas participaram na tarde de quinta-feira (26) de uma capacitação sobre Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC, utilizados desde o ano passado nas unidades de saúde do município.

De acordo com a Diretora dos Programas de Saúde, Elaine Cristina de Souza, o Prontuário Eletrônico já vem sendo utilizado, mas a capacitação será essencial para o uso mais efetivo do sistema. “Os médicos já registram as informações, mas achamos interessante uma capacitação para melhorar a utilização do prontuário nas unidades de saúde. Assim, quando o médico registra a informação, fica constando no histórico do paciente.”

A capacitação foi ministrada pela médica, Dianna de Oliveira Tricolli e pela enfermeira, Lilian do Nascimento Silva Lima.

“Acredito que foi um momento importante, pois tivemos uma troca de experiências no sentido de melhorarmos nossos indicadores. Foi um primeiro momento e acho que conseguimos dar um start para que todos comecem a se familiarizar mais com a análise de dados”, destacou a enfermeira, Lilian do Nascimento Silva Lima.

A formação vem sendo direcionada a todos os profissionais que atuam na Atenção Básica, visando a melhora dos indicadores e qualidade da informação.

A médica, Dianna de Oliveira Tricolli destaca como a utilização do PEC ajudará no desenvolvimento de ações direcionadas, atendendo as demandas de cada unidade. “A capacitação realizada pela SMS é de grande importância para adequação do processo de trabalho. A utilização correta do E-SUS Pec proporciona à equipe de saúde e gestão análise dos dados epidemiológicos de cada unidade, o que proporciona o desenvolvimento de políticas de saúde direcionada a cada perfil da comunidade assistida.”

O PEC

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software, onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. O PEC disponibilizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, é capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica.

A informatização desses processos nas UBS pode trazer benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da AB para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. Ou seja, a implantação do prontuário eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes