O Estádio Ronaldão irá sediar o confronto entre o Periquito e a Pantera pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro 2023 no sábado, 28, às 16h. O confronto entrará para a história de Poços de Caldas, pois pela primeira vez um jogo realizado na cidade terá a tecnologia VAR.
O árbitro de vídeo foi implantado no Campeonato Mineiro de 2019 e desde então vinha sendo utilizado somente nas fases decisivas da competição, ou seja, semifinal e final. Para esta temporada, a FMF implantou a tecnologia em todas as partidas, desde a primeira fase, em uma ação para buscar uma arbitragem mais assertiva. Medida adotada de forma pioneira no Paulistão e agora também presente nos estádios de Minas.
A Veterana já atuou em cinco partidas com VAR. A primeira delas nas semifinais do estadual de 2020, onde a equipe enfrentou o Tombense em dois jogos na Arena Independência, partidas que aconteceram com portões fechados devido a pandemia. Depois mais dois jogos de semifinal, em 2022, no Mineirão, contra o Atlético-MG. Por fim a rodada de abertura do estadual 2023, na semana passada, também contra o Galo.
Apesar das cinco partidas, a arbitragem de vídeo ainda não foi acionada a favor da Veterana, somente contra. Nas três ocasiões até agora em que o vídeo precisou ser consultado, foram assinalados três pênaltis contra o Verdão, todos diante do Atlético.
A Federação Mineira já escalou a equipe de arbitragem para o confronto entre Caldense e Democrata. Ficou assim: Juiz: Murilo Francisco Misson Júnior; Assistentes: Pablo Almeida da Costa e Filipe Ramos de Santana; Quarto árbitro: Márcio Tavares da Silva; Inspetor: Juliano Lopes Lobato; VAR: Daniel Victor Costa Silva, Marcus Vinícius Gomes (AVAR1), Ricardo Marques Ribeiro (observador).
Murilo Francisco apitou apenas uma partida na história da Veterana, justamente contra o Democrata no ano passado, vitória alviverde por 1 a 0. O árbitro titular do VAR, Daniel Victor irá trabalhar em uma partida da Caldense pela primeira vez.
Foto: Renan Muniz