O projeto, intitulado Mosaicos Culturais, apresenta um retrato da arte contemporânea através de conteúdos documentais de grandes artistas
Em uma parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (ProEC) e a Diretoria de Cultura (DCult), a jornalista e cantora Jesuane Salvador deu início a um projeto de mapeamento e registro da história da arte brasileira através do próprio artista. No ar todas às segundas-feiras às 16h através da Mak Rádio e disponível nas principais plataformas, como Spotfy, Google Podcasts, Pocket Casts, Anchor, entre outras, o podcast Mosaicos Culturais vem apresentando perfis de artistas que têm, de forma relevante, impactado a cultura brasileira em seus trabalhos na música, na literatura, nas artes plásticas, no cinema e nas plurais manifestações que compõem as múltiplas faces das artes no Brasil. O projeto dará espaço também a temas contemporâneos que têm impactado a sociedade.
“A ideia é ser um canal de difusão deste incrível mosaico que compõe a nossa identidade cultural, através de um olhar para as impressões e perfis dos próprios artistas, em conteúdos vivenciais. Nesta primeira temporada tive a chance de entrevistar nomes muito especiais e relevantes para o nosso país, em um trabalho de imersão em grandes perfis e, o que é melhor, ouvindo de cada um desses grandes artistas não apenas números que refletem os processos de produção artística, mas suas motivações, influências, desafios e subjetivações”, contou.
Jesuane é mestranda em Divulgação Científica e Cultural pelo Labjor-Unicamp e idealizou o projeto pensando em contribuir como mecanismo de divulgação cultural do potencial de artistas que, em sua relevância, merecem documentos contemporâneos de seus processos criativos, impressões de mundo, ideais e motivações emocionais.
“Neste período em que não foi mais possível cantar, pensei em formas de valorizar o potencial da voz de artistas, pois suas almas bonitas sempre trazem relatos de esperança relevantes a nós, ainda mais em tempos áridos. O formato de nosso bate-papo é informal e afetivo e opto por essa condução porque a arte tem na emoção matéria prima fundamental. A arte passa por nossas subjetivações, pelas experiências que nos tornam sujeitos em sociedade. Assim, impressões de mundo, inspirações, relatos de vida são neste trabalho mais importantes que o quê pensamos em relação a resultados, isso porque vejo como fundamental falarmos da arte e da produção de saberes também como conseqüências de processos vivenciais. Nosso Mosaicos traz uma oportunidade muito bonita de conhecer os caminhos e processos que têm impactado a cultura e motivado a criação de relevantes manifestações da música popular e erudita, das artes plásticas e do cinema, da literatura em seus diferentes gêneros, enfim, da cultura de nosso país, nas vozes e impressões dos próprios artistas”, contou Jesuane.
O podcast Mosaicos Culturais pode ser acessado nas diversas plataformas de divulgação de podcasts, na plataforma Blogs da Unicamp e através de uma parceria com a Mak Rádio, o programa também vai ao ar toda segunda-feira, às 16h.
Sugestões podem ser encaminhadas pelo email mosaicoscult@gmail.com e pelas redes sociais de Jesuane Salvador que, para esta primeira temporada, contou com suporte de Matheus Felipe, com agradecimentos especiais a Érica Mariosa e à equipe Blogs de Ciência da Unicamp.
Em sua primeira temporada, o Mosaicos Culturais apresenta cinco entrevistados que contam de suas trajetórias e da experiência de se fazer arte no cenário atual, confira:
Rosa Passos é compositora, instrumentista e uma das maiores cantoras de jazz brasileira. Seu trabalho possui reconhecimento mundial, tendo se apresentado em palcos europeus, de diversos países da América Latina e nos Estados Unidos, onde se destaca o aclamado concerto solo no Carnegie Hall Zanken Hall, além de ser alvo de homenagens de instituições como a Berklee College of Music em Boston.
Arlete Tironi Gordilho é pianista e uma das responsáveis pelo premiado Grupo Aum. Em um especial, comemorando os 90 anos do grande maestro e compositor Edmundo Villani-Cortês, o episódio conta da relevância mundial de Villani e de seu vínculo com o Aum.
Chico Lopes é premiado escritor, artista plástico e crítico de cinema, vencedor 2012 do Prêmio Jabuti, ele conta de sua trajetória, de perspectivas para a literatura na contemporaneidade, falando sobre cinema e muito mais.
Beatriz Aquino é escritora, atriz e cidadã do mundo, sendo uma artista que traz das múltiplas experiências nas artes e em das vivências em 12 países, a inspiração para a pesquisa e a busca por uma literatura universal.
Jonas Ribeiro é um dos mais relevantes autores infantis da atualidade, com mais de 150 livros publicados. Em uma conversa descontraída e poética, o episódio fala sobre sua história na literatura, processos de criação e perspectivas na forma de se produzir conteúdo literário para o público infantil, hoje.
SERVIÇO
Mosaicos Culturais
Apresentação Jesuane Salvador
Toda segunda-feira, às 16h, na Mak Rádio: https://makradio.com.br
Para ouvir acesse: https://open.spotify.com/show/3wIrmQQp9fGzyJKnlaGks6