A Botanic Gardens Conservation International (BGCI), organização não governamental sediada em Londres (Inglaterra), encaminhou um convite à Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas para que a instituição faça parte de uma rede internacional.
A rede é formada por mais de 800 Jardins Botânicos existentes em cerca de 120 países em todo o mundo. Fundada em 1987, a BGCI promove a biologia da conservação e a educação ambiental, valores esses que norteiam também as ações do Jardim Botânico em Poços.
No convite, a BGCI reafirma que “nossa visão é um mundo em que a vegetação é valorizada e a nossa missão é mobilizar jardins botânicos a garantir a diversidade vegetal para o bem estar das pessoas e do planeta”.
Ao ingressar na BGCI, a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas poderá ter acesso a uma série de benefícios, como cursos de treinamento, suporte técnico botânico, assessoria, recursos para bases de dados globais e uso do site da organização para divulgação.
Jardim Botânico
A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas atua na sociedade através de projetos que visam a preservação e conservação da Mata Atlântica, suas fitofisionomias, e seus recursos hídricos; pela produção de estudos e parcerias neste bioma; além da produção e doação de mudas nativas para a população.
Uma das técnicas utilizadas nas pesquisas científicas realizadas na Fundação Jardim Botânico Poços de Caldas é a de micropropagação in vitro. Esta técnica é muito importante para produção de espécies botânicas de difícil propagação na natureza e também para as que estão ameaçadas de extinção. A realização destes trabalhos são divididas em etapas que começam desde a coleta de sementes, procedimentos laboratoriais até chegar na fase final em que as mudas produzidas são direcionadas às estufas para iniciarem o processo de adaptação ao ambiente natural.
É importante ressaltar que a ciência exerce um papel fundamental para a promoção de um meio ambiente saudável para todos. As pesquisas desenvolvidas na FJBPC contribuem em diversos aspectos para a manutenção do ecossistema da região. Dentre elas, as que visam a conservação dos Campos de Altitude do Planalto de Poços de Caldas, que por sua vez contribuem para a manutenção dos recursos hídricos, garantindo água em quantidade e qualidade para a população.