O Programa do Instituto Alcoa tem como objetivo reduzir as desigualdades educacionais e fortalecer o ensino público beneficiando as 25 escolas da rede municipal
Durante evento virtual, realizado no dia 25 de março, foi renovada a parceria entre o Instituto Alcoa e a secretaria de Educação para a continuidade do Programa Ecoa Gestão e Formação nas 25 escolas municipais de Poços de Caldas. As iniciativas, conduzidas pelo CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e Interação Urbana, têm como objetivo reduzir as desigualdades educacionais e fortalecer o ensino público.
“Acreditamos na capacidade que a educação tem em ser um fator central para o desenvolvimento dos territórios e diminuição das desigualdades”, destacou Monica Espadaro, gerente de Projetos do Instituto Alcoa. “Os dois últimos anos foram muito desafiadores para a educação pública brasileira e o Programa Ecoa vem oferecendo suporte para a nova realidade imposta pela pandemia, apoiando a construção de novos saberes, novas práticas e o melhor uso de recursos. Para nós do Instituto Alcoa, é muito importante saber que estamos contribuindo para a retomada do desenvolvimento de alunos e profissionais da educação neste momento e pensando no futuro”.
Para Fabio Martins, gerente geral de Operações da Alcoa Poços de Caldas, a renovação da parceria para a continuidade do Programa Ecoa está alinhada aos valores da Companhia e ao seu empenho na construção de um mundo melhor para todos e todas. “E a educação é a chave para o desenvolvimento de indivíduos, famílias, comunidades e sociedades”, destaca.
Maria Helena Braga, secretaria de Educação de Poços de Caldas e uma grande entusiasta do Ecoa, observou que a renovação da parceria consolida o trabalho que vem sendo realizado nos últimos dois anos. “O Programa Ecoa contribuiu muito para o desenvolvimento e crescimento dos gestores escolares e da equipe técnica da secretaria e estamos muito felizes com sua continuidade, pois a melhor forma de desenvolver nossos profissionais é através do estudo, da discussão, do trabalho em equipe e da troca de experiências”.
Programa Ecoa
O Programa Ecoa atua nos três municípios atendidos pelo Instituto Alcoa: Juruti (PA), Poços de Caldas e São Luís (MA) em duas frentes de atuação: Ecoa Formação e Ecoa Gestão.
Este ano, o Ecoa Gestão segue contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental público, atuando junto às equipes da Secretaria Municipal de Educação e aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos no apoio à implantação e monitoramento do Plano Estratégico e elaboração de Planos de Ação de gestão escolar nas unidades participantes.
Já o Ecoa Formação tem como objetivo incidir sobre as desigualdades educacionais e garantir patamares superiores de qualidade de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias dos estudantes das redes públicas dos três municípios atendidos pelo programa. As ações são divididas em: formação e assessoria às equipes técnicas das secretarias municipais, formação de educadores em Língua Portuguesa, Matemática e Avaliação Pedagógica, disseminação de conteúdo e criação de tecnologia educacional para mobilizar a comunidade educativa
Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.
Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).