Foi inaugurado em Poços de Caldas na segunda-feira, dia 14, o primeiro Pronto-Atendimento Infantil (PAI), ao lado do Hospital Margarita Moralles. O local, com plantão pediátrico 24 horas, será pioneiro na região no serviço de urgência e emergência para crianças de 0 a 12 anos.
A cerimônia de inauguração reuniu autoridades locais, como o prefeito Sérgio Azevedo, o secretário municipal de Saúde, Thiago Mariano, e vereadores. Além das formalidades, crianças do Centro de Educação Infantil – CEI Santa Terezinha encantaram a todos com uma apresentação musical.
Durante a solenidade, Thiago Mariano destacou que a principal meta da Secretaria é fazer o melhor pelas pessoas em toda a cidade, incluindo crianças e jovens que antes não contavam com uma unidade de atendimento com essa estrutura. “Inaugurar um serviço no SUS que nem os planos de saúde oferecem é o exemplo de política pública de alto nível que estamos buscando dar. Com apoio do prefeito Sérgio e de todo o time, queremos cuidar cada vez mais e melhor dos moradores de Poços, por toda a cidade”, disse.
A diretora do Hospital Margarita Moralles, Ana Corina Pacheco, falou sobre a importância do atendimento direcionado às crianças. “Ver esse local pronto e a possibilidade que a gente tem de oferecer um atendimento de ótima qualidade, com muito carinho, acolhimento e humanizado, em um lugar lindo, é de aquecer o coração. Quem ganha com isso é a população e as crianças que são o futuro de Poços”, avaliou.
A obra é resultado do trabalho conjunto do município com a PUC Minas, que contribuiu para a reforma do espaço que abriga o PAI. De acordo com o pró-reitor adjunto da instituição em Poços de Caldas, Prof. Dr. Iran Calixto Abrão, essa unidade será muito importante para a atuação dos alunos do curso de medicina. “A inauguração do PAI contribuirá muito para a formação dos alunos do curso de medicina, que terão um local adequado para realizar os atendimentos. Já estamos com alunos realizando o internato em pediatria junto aos professores”.
Representando o legislativo, a Vereadora Regina Cioffi (PP), que também é pediatra, parabenizou a administração por possibilitar esse atendimento especializado. “Os pais e as crianças merecem esse atendimento diferenciado com pediatras 24 horas. Precisa-se pensar nas políticas públicas voltadas para o atendimento infantil e essa inauguração é um dia histórico e um diferencial na saúde pública”.