Ação gratuita será realizada no bairro Santa Maria
A quadra esportiva do bairro Santa Maria recebe neste sábado, 11, as atividades do projeto ‘Hip-Hop por Elas’, a partir das 15h.
A ação gratuita é aberta para toda comunidade, com ênfase ao chamamento das mulheres que atuam no hip-hop em Poços e região.
Na programação a ação conta com discotecagem de Isadbob (Isabela Vieira), shows das MC’s Gabrielle Lopes e Gabriela Brasileiro, “live paiting” só graffiti de Yes (Yasmin Sanchez), dança com Aline Martins, além da produção audiovisual sob o olhar de Vento e Sol (Tamiris Alves).
A cultura do hip-hop surgiu nos 80, através da organização Zulu Nation, fundada pelo DJ Africa Bambaataa, nos Estados Unidos. As formas de linguagem e expressão dessa arte, criou o conceito denominado “elementos do hip hop” que reúne Graffiti, DJ, MC, B-boy e B-girl, cujo lema é: paz, amor, união e diversão e seu objetivo é dar voz, visibilidade e identidade aos jovens que praticam pintura, música, composições/poesia e dança.
Nesse passo, considerando que as manifestações culturais e artísticas sempre formam um retrato da sociedade, o machismo sempre esteve presente na cultura hip hop, principalmente por ser algo estrutural na sociedade e haver um enorme preconceito com a inserção e atuação de mulheres na cena.
Apesar da evolução neste pensamento, em razão da movimentação de mulheres em coletivo, através de movimentos como o feminismo e a pauta da representatividade, o número de mulheres que participam ativamente ainda é muito pequeno se comparado com o de homens, bem como a quantidade de mulheres que realmente fazem sucesso e ganham dinheiro através de suas artes.
O objetivo do ‘Hip-Hop por Elas’ é demonstrar não só a capacidade, mas a qualidade da arte exercida pelas artistas, por isso, o evento estará totalmente aberto para receber qualquer mulher atuante na cena que deseja compartilhar um pouco do seu trabalho.
Assim, o projeto visa reunir artistas mulheres que representam os quatro elementos da cultura hip hop na cidade, fortalecendo a representatividade feminina, buscando trazer visibilidade para as artistas locais e também fazer com que elas se conectem, se conheçam e estreitem laços, discutindo novas estratégias para que mais mulheres possam atuar na cena do hip-hop e que parcerias possam ser firmadas para produção de novas ações.
A proposta é viabilizada pelo edital de fomento ‘Economia Criativa’ da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.
HIP-HOP POR ELAS
Data: sábado, 11 de dezembro
Horário: 15h
Local: Quadra Esportiva do bairro Santa Maria – Poços de Caldas
Gratuito