O Grupo Rasgacêro deu início nesta segunda-feira, 24, a uma série de apresentações do espetáculo “O Artêro e a Salamandra de Fogo”. Por meio da iniciativa, alunos de escolas municipais vão assistir gratuitamente a uma produção que trata da questão ambiental de maneira lúdica, misturando teatro, música e circo.
O projeto também inclui uma sessão no Parque Municipal Antônio Molinari, que será no dia 1º de maio, às 15h, dentro da programação da Festa do Trabalhador. De acordo com o grupo, o projeto tem a finalidade de levar um apelo em favor da preservação do meio ambiente, nessa história cheia de ação e aventura. O espetáculo conta a saga do herói brasileiro Juvenal, que derrotou a salamandra de fogo que secava o Rio Grande. A história é uma livre adaptação do cordel “Juvenal e o Dragão”, de João Martins de Athayde, com roupagem lúdica e circense.
A obra original foi publicada em 1959 e reeditada em 1974 por Leandro Gomes de Barros. Desde então, a história de Juvenal foi adaptada para diversas linguagens artísticas, do cinema ao teatro de bonecos e sombras. Agora, o Rasgacêro apresenta uma montagem que aborda a utilização consciente da água potável e a preservação ambiental.
A montagem do Rasgacêro teve sua primeira adaptação livre feita em 2016, pela produtora Bibi Rodriguez e agora volta à cena com a versão assinada por Nando Gonçalves, Nanda Dearo e o Grupo Rasgacêro. A maior parte da trilha sonora é autoral, com músicas compostas por Ricardo Malabi, fundador e coordenador do grupo, além de alguns clássicos da música brasileira.
Malabi informa que “O Artêro e a Salamandra de Fogo” segue a mesma linha de produção artística dos outros espetáculos do grupo, reconhecido como um dos principais representantes das artes integradas em Minas Gerais e no país. “Enfatizamos manifestações da cultura regional e folclórica brasileira, valorizando o cotidiano do povo e aproximando o público das muitas realidades sociais existentes em nosso entorno”, comenta o coordenador do Rasgacêro.
As atividades são realizadas com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, patrocínio das Empresas DME e apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Agenda
Escola Municipal Presidente Washington Luiz
Data: 24/04 (segunda)
Horário: 15h30
Escola Municipal Maria Ovidia Junqueira
Data: 26/04 (quarta)
Horário: 15h30
Escola Municipal José Avelino de Melo
Data: 28/04 (sexta)
Horário: 15h30
Parque Municipal Antônio Molinari
Data: 01/05 (segunda)
Horário: 15h
Escola Municipal José Mamud Assan
Data: 04/05 (quinta)
Horário: 15h30
Escola Municipal Dona Lúcia Sacomann Junqueira
Data: 09/05 (terça)
Horário: 14h
Escola Municipal Professora Carmélia de Castro
Data: 11/05 (quinta)
Horário: 14h
Ficha técnica e artística
Elenco: Ricardo Malabi, Carol Carmelito, Nanda Dearo, Luiz Fernando Gonçalves, Ivan Soares, Milton Leite, Marcelo Ambrósio, Patrícia Mendonça, Raphael Du Valle, Bea Padu e Guilherme Guerriero.
Dramaturgia: adaptação da João Martins de Athayde, com primeira adaptação de Bibi Rodriguez e segunda de Nanda Dearo, Nando Gonçalves e Grupo Rasgacêro;
Manipulação de bonecos: Marcelo Ambrósio e Kalleb Pessoa;
Técnicos de som e palco: Gustavo Massola, Fábio Cordeiro, Kalleb Fernandez e Fernando de Almeida;
Bonecos gigantes e elementos cênicos: Oficina da Terra Art Studio;
Figurinos e maquiagem: Carol Carmelito;
Marionetes: Belle Enfance;
Coordenação geral: Ricardo Valias;
Direção executiva: Robson Américo;
Assistência de produção: Ana Laura Machado e Fábio Cordeiro;
Gestão: Afinal Cultura;
Produção: Mixiricar-Te Cultural.