Poços de Caldas vem sediando as gravações da nova novela das 18h, da Rede Globo, desde o dia 2 de outubro e prosseguem até esta quinta, 14. “Além da Ilusão” se apropria do belíssimo cenário histórico da cidade para contar a trama estrelada pelos atores Larissa Manoela e Rafael Vitti que formam o par romântico da história. A produção foi escrita por Alessandra Poggi e tem direção de Luiz Henrique Rios.
As gravações têm contribuído para divulgar a cidade por todo o país, seja nas postagens dos artistas, que enaltecem as belezas naturais e o aconchego da cidade, ou em notícias nos telejornais regionais e em jornais de grande circulação, como O Tempo, de BH. Também no jornal O Globo, a colunista Patricia Kogut publicou texto recheado de fotos da produção de época que irá ao ar em fevereiro de 2022, e irá substituir “Nos Tempos do Imperador”.
Diversos sites de notícias, como UOL e a Folha de São Paulo também deram destaque à produção, que marca a estreia da atriz Larissa Manoela na Globo, após sete anos no SBT. A atriz, que tem 40,9 milhões de seguidores no Instagram, mantém seus fãs informados de sua rotina de gravação na cidade e também enaltece as belezas naturais de Poços, com postagens em pontos turísticos como a Cascata das Antas, Véu das Noivas e Fonte dos Amores, além do hotel em que está hospedada, o Palace Hotel, onde também são gravadas cenas da novela, assim como o Palace Casino e seu entorno, Cascata das Antas e no alto do Cristo.
“Trata-se de uma mídia espontânea, que divulga a cidade nacionalmente e a promove como destino turístico”, destaca o secretário de Turismo, Ricardo Fonseca. Ele informa ainda que os contatos com a produção da novela tiveram início em 2019, quando o diretor executivo Maurício Quaresma entrou em contato com a cidade solicitando apoio para que Poços pudesse ser o cenário da próxima novela das 18h.
“Desde então, começamos a nos movimentar, buscando parceiros, como o Palace Hotel, para que o projeto se tornasse realidade. Houve aí um hiato, provocado pela pandemia, mas agora, em 2021 pudemos realizar mais esta produção na cidade”, ressalta o secretário, destacando ainda que o município não investe recursos públicos diretamente para realizar estes projetos. São parcerias e o que a Prefeitura age é na liberação das locações gratuitamente e também na logística da produção.
Recentemente, Poços já foi cenário para dois filmes da Turma da Mônica: Laços (2019) e Lições (a ser lançado em dezembro deste ano). Também já emprestou suas belezas naturais para as novelas “O Profeta” (2006) e “Alto Astral (2015). Até o final deste ano, a equipe do filme da Turma da Mônica retorna ao município para rodar o terceiro filme.
O diferencial de “Além da Ilusão” é que Poços não será uma cidade fictícia, mas a trama fará referências no texto à cidade de Poços de Caldas. “Então teremos dois momentos de divulgação, agora, enquanto são gravadas as cenas e depois, quando a trama foi ao ar, coincidentemente quando a cidade completa 150 anos, uma grande oportunidade para atrairmos novos turistas e também aquelas pessoas que queiram retornar à cidade rememorar grandes momentos vividos aqui”.