O eixo temático Flipoços Verde, o segundo do Flipoços Virtual – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (marcado para 21 a 25 de julho), na sua 16ª edição acontece nesta quarta e quinta-feiras, dias 23 e 24 de junho.
Com participações especiais como o presidente do Fórum Energia e Clima, Ricardo Campos, jornalista Fernando Gabeira, o economista Eduardo Moreira e a diretora do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Alexandra Pinho, o evento que será transmitido pelas redes sociais promete ampliar as discussões acerca do Meio Ambiente, como contribuição para as mudanças sociais.
O evento será aberto às 10h de quarta-feira, 23, com o minicurso “Adiando o fim: a literatura indígena como estado de emergência” com Lívia Penedo Jacob (Nós Educação) e a análise das produções indígenas brasileiras contemporâneas em correlação com as ideias presentes na obra Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no antropoceno de Bruno Latour. Serão abordadas produções recentes de Ailton Krenak, Kaka Werá Jecupe, Eliane Potiguara, Marcia Kam.
Outra mesa “A Imprensa na Crise do Clima” contará com os jornalistas Francisco Mandlate (Moçambique), Margarida Fontes (Cabo Verde), Ana Carolina Amaral (Brasil). A mediação será de Ricardo Campos (Portugal – presidente do Forum da Energia e Clima, entidade ligada ao CPLP).
A mesa “Concurso Diplomacia Verde para Jovens” terá a participação de Domenica Bumma, representante da Delegação da União Europeia no Brasil; Fernanda Cabral Jerónimo, diretora de mídias e patrimônio do Instituto Bióicos; Micaela Valentim, oceanógrafa, especialista em Gestão de Cidades e Sustentabilidade e Diretora Presidente da Ame o Tucunduba. A mediação ficará a cargo de Alexandra Pinho, Diretora do Camões – Centro Cultural Português em Brasília. Oferecimento Camões Brasil.
O Flipoços Temático começou em abril com o Clássicos e terá ainda mais duas edições, o Educação, em agosto e o Noir em outubro.
A programação completa está em www.flipocos.com. Transmissão: Youtube e Facebook e parceiros: Nós Educação; Município de Óbidos (Portugal); Publishnews; The Book Company (Portugal);Elicer (Festival do Cerrado); Museu da Língua Portuguesa (SP); Podcast Rabiscos; Resenhando e Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.