“festival virtual realizado em abril doou livros para o município”
Mais uma vez o Flipoços cumpre um dos seus principais papéis, o de fomentar e promover a leitura. Desde que começou a pandemia o Flipoços não deixou de realizar o festival e muito menos continuar na sua missão de fazer chegar os livros até as pessoas.
Neste ano de 2022, o Festival que foi realizado em abril, contou com algumas atividades presenciais onde as pessoas puderam fazer suas doações de livros. Além disso, ao longo do ano, a GSC serve também como um ponto de recebimento de doações e também faz coleta quando solicitada.
Para Gisele Ferreira, curadora do Festival procurar manter essa ação é muito importante. “nós não podemos nos dispersar quando o assunto é fazer o livro chegar nas mãos das pessoas, conta Gisele, sobretudo em momentos difíceis que passamos, o livro se torna ainda mais fundamental como um grande aliado” enfatiza ela.
Dessa vez, foram 200 livros doados exclusivamente para a Biblioteca Centenário. Para a coordenadora das bibliotecas municipais de Poços, Raissa Melo, Coordenadora das Bibliotecas, as doações do Flipoços são muito importantes. “O Sistema de Bibliotecas Públicas é parceiro do Flipoços desde a primeira edição. Ano a ano, recebemos os livros doados pelo festival, que fazem grande diferença na atualização e incremento do nosso acervo bibliográfico. Mais uma vez, agradecemos a toda equipe da GSC pela iniciativa de impacto social atrelada ao Flipoços, fundamental dentro das ações de incentivo à leitura, ao livro e à literatura no município. As doações nos ajudam no desafio da atualização do acervo, essencial para a conquista de novos leitores e incentivo aos usuários já cadastrados”, enfatiza Raissa.
O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), conta com quatro bibliotecas públicas municipais, em todas as regiões da cidade: Biblioteca Municipal Centenário (Espaço Cultural da Urca), Júlio Bonazzi (Praça Tiradentes – Monjolinho), Marcus Vinícius de Moraes (Avenida Coronel Virgílio Silva – Vila Nova) e Manuel Costa Guimarães (Avenida Jaçanã Musa dos Santos – Conjunto Habitacional), além da Biblioteca Nilza Botelho Megale, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, da biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) e de uma cabine literária (Rua São Paulo).
A campanha Doe um Livro acontece há mais de 15 anos nos meses que antecedem a Feira e o Festival e durante os eventos. Foram em torno de 60 mil livros doados para o munício e até fora de Poços realizados pelo Flipoços ao longo desses dezesseis anos. A curadoria do Festival informa que a campanha Doe um Livro já está aberta e quem tiver livros podem entregar na GSC Eventos (rua prefeito chagas, 305 sala 308) ou ligar no 3697 1551 para ser retirado.
O 17º. Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas vai acontecer de 03 a 11 de setembro de 2022 e vai trazer a temática “Letras e Música – a sinfonia da literatura”. Apoio Cultural Associação União Literária de Minas Gerais e Comitê Poços Literária. Mais informações acesse www.flipocos.com ou ligue para (35) 3697 1551.