Literatura e educação são os temas dessa temporada que acontece nesta quarta, dia 25 de agosto
O Flipoços realiza anualmente o Flipoços Educa em que oferece aos diversos profissionais da área de educação oportunidades de reciclagem e novos conhecimentos durante o Festival. Sempre com a parceria de editoras, empresas do segmento e renomados convidados, a programação busca atrair esse público de forma gratuita à novas discussões e aprendizagens.
O Flipoços Temático, projeto lançado em 2020 com o objetivo de oferecer ao público do Festival mais opções ao longo do ano relacionadas à Literatura. Já foram realizadas duas temporadas no primeiro semestre desse ano e na semana que vem acontece a terceira temporada.
Esse novo projeto temático tem como foco destacar algum gênero específico da literatura buscando discussões diversas e com convidados os mais variados. O programa foi inaugurado em abril com o Flipoços Clássicos e depois em junho o Flipoços Verde no https://www.youtube.com/c/feira-flipocos/playlists para rever todos os encontros. Confira a programação completa do Flipoços Educação no http://www.flipocos.com.br
Acompanhe a programação:
DIA 25 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA
. 10h às 11h – Mesa “A metade do meu Enzo – O que os pais separados deveriam saber antes de danificar o bem estar físico e emocional dos seus filhos”. Uma conversa de pais para pais, com o autor Antonio Voorhees e a psicóloga infantil Barbara Martins. (livro disponível na Livraria Flipoços www.livrariaflipocos.com.br na aba escritores poços-caldenses).
. 14H30 às 15H30 – Mesa “Carta de Cipriano: da fonte primária à rota literária” apresentação do livro Cypriano Joseph da Rocha: uma vida entre Portugal e o Brasil na
Idade do Ouro, de António Andresen Guimarães. Com Priscila Moraes e Decio Zylberstajn. Mediação Thiago Bittencourt.
. 16h30 às 17h30 – “Os super-heróis na sala de aula” com Leandro Ribeiro Nogueira e Lívia Jacob. Will Eisner, um dos grandes mestres das HQs, definiu seu ofício como “arte sequencial”, a fim de diferenciá-lo da literatura. Hoje, a fronteira entre as duas artes se mostra cada vez maisbranda, visto que diversas séries de livros dedicadas ao público jovem, a exemplo de Wild Cards (ed. George R.R.Martin) são inspiradas no universo das Hqs. Assim, surge a pergunta: o que podemos aprender e ensinar com os super-heróis das clássicas histórias pops, tais como Super-homem, Mulher-maravilha, Wolverine etc? Populares desde os antigos gibis da DC Comics, que começaram a circular no Brasil em 1937, tais personagens ganharam diversas roupagens ao longo da história, espelhando fatos da geopolítica, sociologia e filosofia dos séculos XX e XXI. Nesse minicurso, pretendemos abordar alguns desses aspectos. Oferecimento Nós Educação.
.18h30 às 19h30 – Mesa «Euclydes da Cunha: uma ponte para o sertão que virou mar» com José Huguenin. Oferecimento Nós Educação.
Toda a programação é gratuita e a transmissão vai acontecer na redes sociais do Flipoços (Youtube e Facebook) e com retransmissão nos parceiros: Nós Educação; Município de Óbidos (Portugal); Publishnews; The Book Company (Portugal); Elicer (Festival do Cerrado); Museu da Língua Portuguesa (SP); Resenhando e Secult Poços. E para ver e rever toda programação do maravilhoso Flipoços Virtual que aconteceu em julho acesse o site www.flipocos.com Aproveitem ainda as promoções exclusivas da www.livrariaflipocos.com.br Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo (35) 3697-1551 na GSC Eventos Especiais, Poços de Caldas.