segunda-feira, março 31, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
InícioCulturaFlipoços destaca debates sobre mercado editorial e políticas públicas

Flipoços destaca debates sobre mercado editorial e políticas públicas

“De mesa sobre IA, até Rio de Janeiro ser a Capital Mundial do Livro durante 2025, o Festival traz panorama atual”

A 20ª edição do Flipoços promove mesas de debates dentro dos temas de políticas públicas e do mercado editorial, que buscam trazer bate papos que estão em foco e devem afetar o futuro da leitura dentro no Brasil nos próximos anos.

A primeira mesa, acontece no dia 27 de abril, com tema “Rumos Literários: Construindo Políticas Públicas para o Livro, Literatura e Bibliotecas em Minas Gerais e no Brasil”, com a participação de Fabiano Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Literatura do Ministério da Cultura; Lucas Amorim, diretor da Biblioteca Estadual de Minas Gerais e Zoara Failla, coordenadora da pesquisa e organizadora dos livros “Retratos da Leitura no Brasil”. A mediação será do professor e escritor José Castilho. Os convidados vão debater os desafios e avanços na construção de estratégias para o fortalecimento do livro, da literatura e das bibliotecas em Minas Gerais e no Brasil. Com foco na democratização do acesso, no fomento à leitura e no papel das bibliotecas como espaços de transformação social, a conversa busca apontar caminhos para um futuro mais leitor e mais inclusivo.

A segunda mesa, acontece no dia 28 de abril, e leva o título “Inteligência Artificial: o impacto na autoria literária e a urgência da regulação”, que traz o Chefe da Divisão de Apoio Técnico de Regulação do Ministério da Cultura, Guilherme Domingos dos Reis e o escritor, professor e advogado especialista em Direitos Autorais e Propriedade Intelectual, Victor Drummond. A mediação é de Andrea Viviana Taubman, que é presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. Os três participantes vão debater sobre como a Inteligência Artificial está transformando a criação literária, além de passar pelos desafios e impactos dessa revolução tecnológica no mundo literário.

No dia 4 de maio, último dia de evento, acontecem duas mesas que trazem temas relevantes para o mundo literário em geral, a primeira com tema “Rio de Janeiro, Capital Mundial do Livro: Conexões e Perspectivas Editoriais”, com Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), vice-presidente do Instituto Pro-Livro e Karine Pansa, presidente da International Publishers Association e Embaixadora Global de Publicação e Educação. Em 2025, o Rio de Janeiro será a Capital Mundial do Livro, um título concedido pela UNESCO que posiciona a cidade no centro das discussões globais sobre literatura, leitura e mercado editorial. Como essa conquista pode fortalecer o mercado editorial no Brasil e ampliar o diálogo com outros países? Quais as perspectivas para o futuro da literatura e da indústria do livro no cenário global? Um debate essencial para compreender o alcance e os desafios dessa nomeação histórica.

A segunda mesa do último dia “O Papel do Sesc como formador de leitura”, será conduzida pelo diretor regional do Sesc São Paulo, Luiz Galina, que compartilha como a instituição desenvolve projetos inovadores que incentivam a leitura em diferentes públicos, promovendo o encontro entre a literatura, cultura e educação.

Serviço:

. Dia 27 de abril – 10h30 – Palco Coreto Cultural – Rumos Literários: Construindo Políticas Públicas para o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas em Minas Gerais e no Brasil.

. Dia 28 de abril – 18h – Palco Sulfurosa – Inteligência Artificial: o impacto na autoria literária e a urgência da regulação.

. Dia 4 de maio – 10h30 – Palco Coreto Cultural – Rio de Janeiro, Capital Mundial do Livro: Conexões e Perspectivas Editoriais.

. Dia 4 de maio – 12h30 – Palco Coreto Cultural – O Papel do Sesc como formador de leitura.

A Vila Literária 2025 do Flipoços 20 anos, acontece de 26 de abril e 04 de maio, no Parque José Afonso Junqueira. Para mais informações e detalhes sobre a programação, acesse o site www.flipocos.com ou através das redes sociais @flipocos. O festival é uma realização da GSC Eventos Especiais, Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas com Patrocínio Master da Codemge, Althaia, Valgroup, Rede Itaú. Patrocínio Cultural Nutrire e Leiturinha. Parceria Cultural e Educacional Sesc Senac Sistema Fecomércio Minas. Apoio Cultural Instituto Chamex, Sicredi, Tinta da China e Todavia. Espaços parceiros Bold Bloom, Lascaux, Ollivia, L’ami Bistrô, Studio 1.3 e IMS. Seja apoiador desta importante iniciativa de impacto nacional, entrando em contato pelo número (35) 3697-1551 ou pelo e-mail gsc@gsceventos.com.br Programação completa estará no ar dia 20 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes