Cumprindo a tradição de deixar sempre um legado para a cidade e sua população, o Flipoços realizou nos dias 29 e 30 de setembro a doação dos painéis e dos livros arrecadados para quatro entidades da cidade.
O Festival que aconteceu de 3 a 11 de setembro, contou com quatorze palestras master, dentre a intensa programação que teve mais de 180 atividades e 187 convidados. As “palestras master” como intitulada pela organização, são aquelas com potencial de atrair um maior número de pessoas e consequentemente uma maior possibilidade de arrecadação de livros. Como uma das ações sociais efetivas da Feira e do Festival, a campanha “Doe um Livro” é a mais tradicional. “Ao longo desses 17 anos, mais de 30 mil títulos foram doados não só para bibliotecas públicas e entidades de Poços, como para outras pequenas cidades e escolas rurais. A doação de livros é um momento importante para nós, pois sela todo um imenso trabalho em prol da população de Poços, de toda região e visitantes. Nosso compromisso é formar novos leitores”, enfatiza Gisele Ferreira, curadora do Festival.
Em uma parceria do Camões Brasil com o Flipoços também nessa edição, resultou em várias atividades. Uma foi a vinda do autor residente português Afonso Reis Cabral que passou uma semana em Poços e que fará um conto inédito que será publicado no Brasil e em Portugal no próximo ano. A outra ação foi a doação do painel “Herdeiros de Saramago” que fez parte da Exposição “A Bagagem do Elefante”, realizada em Brasília por ocasião do Centenário de José Saramago. Além disso, a entidade ainda doou 12 livros do autor para o público infantil. As doações foram feitas para as escolas municipais Dr. Pedro Afonso Junqueira e o CAIC Prof. Arino Ferreira Pinto.
Aconteceu ainda a doação de livros da Campanha “Doe um Livro” que ao longo dos nove dias arrecadou livros no Festival. Ao todo foram 385 livros arrecadados que foram doados para a ONG Poços de Luz (30 livros), Escola Municipal José Avelino de Melo – Fazenda Lambari (50 livros), CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura Municipal de Poços (25 livros) e Biblioteca Centenário (280 livros).
Segundo a organização dos eventos, a diminuição de arrecadação de livros nessa edição em comparação aos anos anteriores, deveu-se pelo fato dos ingressos terem sido emitidos de forma on-line, sem a necessidade de a pessoa retirar o ingresso pessoalmente e doar um livro na hora.
Já com data marcada para acontecer de 29 de abril a 07 de maio de 2023, abrindo o calendário nacional, a 18ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e o Flipoços 2023, serão realizadas em espaço aberto, no centro da cidade, próximo às grandes e lindas praças da cidade onde serão ocupadas pelos expositores da Feira que terão mais oportunidades, novos parceiros e muitas novidades, proporcionando mais acessibilidade a toda população. As mesas do Flipoços 2022 podem ser acessadas pelo canal no Youtube https://www.youtube.com/feira-flipocos e os registros fotográficos podem ser conferidos no link https://www.facebook.com/flipocos/photos Para mais informações, ligue para (35) 3697 1551.