sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioCulturaFavela Isso Aí exibe segunda temporada do Periferias em Rede

Favela Isso Aí exibe segunda temporada do Periferias em Rede

Mostra apresenta 13 filmes, entre os dias 21 e 24 de junho, no canal da ONG. Ainda na programação haverá webnários com protagonistas e realizadores

Projetos e iniciativas socioculturais desenvolvidos em comunidades periféricas de Belo Horizonte e Região Metropolitana são temas de 13 filmes da programação do Periferias em Rede – 2ª temporada, da ONG Favela É Isso Aí, realizado através do Centro de Referência em Cultura Popular Urbana. A exibição, em plataforma digital aberta, vai de 21 a 24 de junho e a programação inclui também webnários com os realizadores e os protagonistas dos filmes.

As motivações do Periferias em Rede, de acordo com uma de suas criadoras, a antropóloga Clarice Libânio, são revelar a potência das periferias e fomentar projetos e ações que transformam a cidade. Nos filmes, em sua grande maioria, documentários, será possível conhecer, por exemplo, o Centro Cultural Di Quebrada que atende a comunidade da Favela da Mina de Ribeirão das Neves, as propostas do Coletiva Mulheres da Quebrada, do Aglomerado da Serra ou os projetos do Coletivo Adayeba para a Comunidade Quilombola de Mangueiras. Além de figuras de destaque na cultura da RMBH e grupos que mantém vivas tradições populares, como a Folia de Reis Jesus Maria José de Ibirité.

Os protagonistas dos filmes, assim como as equipes de produção audiovisuais, selecionados através de edital público, deveriam atuar nas periferias da RMBH. “A ideia é reforçar o caráter autentico do Periferias em Rede”, conta Clarice. O edital recebeu mais de 160 inscrições e a comissão de seleção premiou 20 propostas que receberam valores em dinheiro. Três filmes, já realizados, receberam prêmio especial de reconhecimento.

A primeira temporada do Periferias em Rede pode ser conferida na playlist do projeto no YouTube e também a live que revelou os selecionados para a nova temporada, que exibiu o filme “Mesa de Thereza”, de César Maurício, um dos curadores do edital e diretor do Favela É Isso Aí.

Realização

O projeto é uma realização da ONG Favela é Isso Aí viabilizada através do Edital nº 02/2020 – modalidade credenciamento pontos de cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc, apoio do Governo do Estado de Minas Gerais e da Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Serviço:

Periferias em Rede – 2ª Temporada

De 21 a 24 de junho No canal Favela É Isso Aí – www.youtube.com/favelaeissoai

Programação completa nas redes sociais @favelaeissoai

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes