A empresa Canpack Brasil assinou protocolo de intenções formalizando sua instalação no Distrito Industrial de Poços de Caldas. A assinatura foi realizada de forma on line, e reuniu o prefeito Sérgio Azevedo e o CEO da empresa no Brasil, Paulo Roberto Dias, na última segunda-feira, 2.
Pelo documento, a indústria multinacional reafirma o compromisso de instalação na cidade, conforme divulgado em 2022 e anuncia o início das obras no Distrito Industrial logo nos primeiros meses de 2025. O documento agora será enviado para a Câmara de Vereadores para análise e posterior aprovação.
A previsão de um investimento da ordem de R$ 710 milhões e geração de 140 empregos diretos e até dois anos e outros 300 empregos indiretos. As negociações envolveram a parceria com do Estado de Minas Gerais, através do Invest Minas e também da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do município (Sedet), que concluiu a formalização de todo o processo iniciado em 2022.
A empresa irá ocupar área no Distrito Industrial com 164.448 metros quadrados. A capacidade total inicial instalada da nova planta será de aproximadamente 1,3 bilhão de latas por ano, e sua produção estará voltada para atender a demanda dos clientes brasileiros.
A Canpack, parte da Giorgi Global Holdings Inc., é uma fabricante global de latas de alumínio para bebidas e soluções de embalagem para a indústria alimentícia, bem como garrafas de vidro e tampas de metal. Com sede em Cracóvia (Polônia), a empresa emprega cerca de 8.500 pessoas em todo o mundo e tem operações em 17 países.
Distrito Industrial
O Distrito Industrial de Poços de Caldas está localizado na divisa com o estado de São Paulo, possui uma área total de 2.356.651,88 m², com área de lotes de 1.275.069,53 m². Destes, 80% já estão ocupados.
Atualmente, o DI abriga desde grandes empresas como a Danone Nutrition, Docol, Frooty e outras indústrias de médio e pequeno portes, caracterizando uma diversificação de sua planta, como um todo.