A Câmara de Poços recebe, até 30 de dezembro, a exposição “Artesãos de Poços de Caldas”, que reúne trabalhos produzidos por profissionais da cidade. A abertura aconteceu na última terça-feira, 13, com a presença de vereadores, de alguns artesãos que participam da exposição e do secretário municipal de Cultura Gustavo Dutra.
Estão à mostra no saguão de entrada do Legislativo trabalhos como: artesanatos em MDF; bolsas de tecido, jeans e ecobag; capa para livros e cadernos; chaveiros bordados; sabonetes artesanais; costura criativa e patchwork; bordados, pinturas e crochê; presépio em palha de milho.
Robert Silveira, engenheiro eletricista, falou sobre seu trabalho com artesanato. “Produzo relógios de parede e de mesa, peças feitas com um trabalho bem artesanal, também faço porta-retratos estilizados de MDF, peças próprias para churrasco, entre outras coisas. Acho interessante a Câmara ceder esse espaço para nós artesãos, pois eu vejo o artesanato menos reconhecido no Brasil do que em outros países. Então, essa divulgação só traz benefícios, não só para os turistas, mas também à população local, que muitas vezes não sabe onde pode adquirir determinada peça”, disse.
A artesã Deborah Noronha Lima trabalha, em especial, com palha de milho. “O foco principal do meu trabalho são os presépios, mas eu também faço flores e outros trabalhos com alguns materiais. Eu acho que a oportunidade que a Câmara está dando para nós artesãos é de grande importância, porque fomenta esse negócio na cidade, que muitas vezes é esquecido. Além de ser um meio de renda para muita gente, o artesanato proporciona alegria às pessoas, o que é crucial nos tempos difíceis que passamos”, destacou.
O secretário de Cultura Gustavo Dutra ressaltou o importante papel do Poder Legislativo Municipal de promover exposições diversas em seu saguão. “As exposições divulgam e dialogam diretamente com a sociedade, trazendo à tona assuntos importantes e divulgando belos trabalhos, como é o caso desta presente exposição. Essas ações demonstram um compromisso do Legislativo com a arte e a cultura”, comentou.
Para o vereador Kleber Silva (Novo), autor do pedido para a realização da exposição, a proposta tem como objetivo valorizar e reconhecer a criatividade, a dedicação e trabalho desses artistas. “O que me levou a propor essa exposição é o fato de que também sou artesão, fabrico facas artesanais, e por isso sei da importância de valorizar esse ofício. O objetivo da mostra é reunir peças dos artesãos pouco conhecidos de Poços de Caldas e, com isso, divulgá-los. E estou super satisfeito com a proporção que isso tomou. Quando lançamos o projeto, a classe dos artesãos abraçou e trouxe produtos diversos de muita beleza e qualidade”, declarou.
As visitas à exposição podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.