sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioCulturaExposição com temática "Acessibilidade e Inclusão" fica no Museu até terça, dia...

Exposição com temática “Acessibilidade e Inclusão” fica no Museu até terça, dia 15

O Museu Histórico e Geográfico de Poços recebe até terça-feira, dia 15 de outubro a exposição com a temática “Museus: Acessibilidade e Inclusão”. A mostra é uma extensão da programação da 18ª .

Na mostra, instalada na Sala de Exposições Temporárias Nini Mourão, estão expostas peças inclusivas como quadros e esculturas táteis, da artista plástica Adriana Ferfolha, todas com audiodescrição; mapas táteis da geografia brasileira, do professor Ademar Dias de Melo; quadros e desenhos autorais dos alunos do Conservatório Musical, além de quadros interativos com o histórico das instituições voltadas para Pessoas com Deficiência de Poços de Caldas: AADV, APAE, Centro de Atendimento Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra, ADEFIP e Instituto A.

A exposição tem entrada gratuita, nos horários de funcionamento do Museu Histórico e Geográfico: das 9h30 às 16h30, de terça a sexta-feira; sábado, das 13h às 17h; e domingo, das 9h às 13h.

Primavera dos Museus
O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas sediou, no período de 24 a 29 de setembro, a programação da 18ª Primavera dos Museus, evento nacional idealizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) como instrumento fomentador da cultura e mecanismo de inclusão social para todos os cidadãos.

Nesta edição, o evento contemplou a temática “Museus: Acessibilidade e Inclusão” abordando assuntos relativos à necessidade e obrigatoriedade do cumprimento dos direitos, correto acolhimento, estruturação de acesso, capacitação profissional e provimento do sentimento de pertença, assim como a manutenção da dignidade voltada aos cidadãos com algum tipo de deficiência, quer seja física, intelectual ou cognitiva, de forma individualizada e extensível para suas famílias.

O objetivo é proporcionar uma conscientização qualitativa que rompa com quaisquer preconceitos ou pré-conceitos instituídos na sociedade poços-caldense quanto a comunidade PCD (Pessoa com Deficiência), minimizando os efeitos da vulnerabilidade social e exclusão a qual este público está rotineiramente exposto.

Além da exposição, que segue aberta à visitação, o evento contou com palestras e oficinas destinadas a comunidade PCD, aos profissionais da educação, aos discentes da licenciatura, psicologia e áreas afins assim como para a comunidade em geral, tendo como palestrantes profissionais experientes das principais instituições de assistência a PCD de Poços de Caldas.

O planejamento do evento contou com o apoio do CONPEDE (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), da Secretaria Municipal de Cultura, do corpo técnico do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, além de voluntários adeptos a causa PCD e empresas parceiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes