domingo, novembro 24, 2024
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Estudantes da EM Prof. Antônio Sérgio Teixeira criam jogos sobre Poços de Caldas

Através do projeto “Poços Educação para o Futuro”, estudantes utilizaram as ferramentas do método Ativamente para desenvolver jogos de tabuleiro on-line, com enigmas sobre locais e monumentos da cidade.

Depois de muito trabalho e várias descobertas, alunos do 4º ano A, da Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira, apresentaram os jogos de tabuleiro on-line “Desvendando os mistérios de 150 anos de Poços de Caldas”. A apresentação aconteceu durante a Mostra Cultural realizada no último sábado, 10. Idealizados e elaborados pelos estudantes, os jogos contam com enigmas sobre locais e monumentos da cidade, e foram desenvolvidos sob a supervisão da professora Benita Genifer Delgado, que trabalhou junto ao “Poços Educação para o Futuro” utilizando as ferramentas e a monitoria do método Ativamente.

O interesse dos estudantes pelas aulas de programação do método Ativamente fez surgir a ideia da atividade extra: criar um jogo educativo que desvendasse os mistérios da cidade que completou 150 anos em 2022. Primeiro, os alunos visitaram 10 pontos localizados nos arredores do Parque José Affonso Junqueira e conheceram um pouco da história de cada local. Depois, em sala de aula e com o uso das ferramentas do Ativamente, os alunos foram divididos em grupos e cada grupo criou seu próprio jogo com os enigmas sobre os lugares visitados.

A professora da turma falou sobre como se sentiu ao ver o trabalho finalizado. “Eu fico sem palavras, porque foi um trabalho que eu sabia que demandaria muito tempo e foi além do que a gente imaginava, porque a princípio era para criarmos um jogo para turma toda e no final conseguimos sair com seis jogos prontos.  A parte de roteiro eles conseguiram fazer, a parte gráfica, que era uma coisa que jamais imaginamos que fariam, eles conseguiram fazer tudo, eu e a monitora só íamos dando as instruções, mas eles faziam todo o resto sozinhos e isso foi o que mais nos surpreendeu, essa autonomia. Superou qualquer expectativa porque os alunos foram além, então é um misto de sensações, porque somos escola de periferia, onde muitas crianças não têm acesso ao computador em casa. Lembrar que no início ninguém conseguia nem mexer no mouse e agora eles estão criando o próprio jogo deles, é algo que deixa a gente extremamente feliz”, destacou Benita.

 A educadora apontou ainda que o desenvolvimento do jogo alcançou várias disciplinas do currículo escolar, contribuindo ainda mais para o aprendizado dos alunos. “Saímos do habitual para uma coisa extremamente nova, que para maioria não é comum, mas não fugimos dos parâmetros que precisávamos para o currículo deste ano. Analisando a BNCC, nós conseguimos entrar em geografia, história, matemática e português, porque teve leitura, teve interpretação, teve produção, teve a parte de matemática, que é a parte gráfica, eles tinham que saber como usar a figura geométrica, criar um problema fictício. Enfim, o projeto deu muito certo, dá trabalho sim, mas eu acho que ver a alegria deles e mostrar que eles fizeram isso é uma satisfação enorme”, contou.

 O aluno Fabrício Xavier Maciel ficou animado com o projeto e feliz por apresentar o jogo que criou com os colegas. “Eu gostei de criar a parte do tabuleiro, é um jogo muito legal e que educa as crianças. Aprendi bastante coisa e o que eu achei mais diferente e gostei de conhecer foi a Fonte do Leãozinho, o Palace Casino e a Casa do Conde”, disse.

A mãe de Fabrício, Juliana de Fátima Xavier, ficou toda orgulhosa do filho. Ela contou que o menino tem bastante interesse pelas ferramentas digitais. “Quando ele pediu um notebook de presente, eu cheguei a pensar que ele não tinha idade, mas já vi que ele gosta muito de aprender. Esse contato dele com os computadores tem feito diferença, a gente percebe que ele gosta, até no desenvolvimento dele a gente percebe, no aprendizado também”, explicou.

O professor e pesquisador Rubens Massa, CEO da A Recreativa, falou desse trabalho inspirador realizado pelos alunos da professora Benita. “Se queremos desenvolver habilidades criativas e sociais, a sala de aula deve se assemelhar muito mais com um parque, com diversas possibilidades. Não há nada disso sendo desenvolvido quando o aluno não é o protagonista da aula e deve se resumir a permanecer sentado, entre quatro paredes e limitado na sua expressão. A sala de aula deve ser o mundo, o instrumento, a curiosidade, e o professor deve fazer exatamente o que a Benita e a Isabela [monitora do Ativamente] fizeram, tornar-se um facilitador de uma experiência fascinante, que crie um aprendizado com significado: vivo, em uma linguagem que dialogue com quem ouve, e inesquecível. Tudo isso, claro, transmitindo o que se precisa”, finalizou.

Os jogos

A turma foi dividida em grupos e cada grupo criou seu próprio jogo, dentro do mesmo tema, elaborando o roteiro, as perguntas, o layout e programando tudo através da plataforma Scratch, ferramenta utilizada durante as aulas do Ativamente.

O aniversário de 150 anos de Poços serviu de inspiração para o tema central do jogo de tabuleiro on-line. A ideia é que utilizando alguns pontos turísticos e históricos de Poços, os jogadores desvendem alguns mistérios através de pistas enigmáticas e conheçam, de forma lúdica, um pouco mais sobre a cidade.

Além da possiblidade de escolher avatares para jogar, todos os jogos criados contam com a mesma mascote, a capivara Chica. Durante o percurso são disponibilizados os elementos água, tempo, metal e força, que ajudam o jogador a seguir no jogo; cada enigma desvendado vale pontos e permite que se avance pelo tabuleiro virtual. No final, o jogador recebe o certificado de “Explorador que desvendou os mistérios de Poços de Caldas”.

Poços Educação para o Futuro


Poços Educação para o Futuro é um projeto que leva a aprendizagem criativa do método Ativamente para as 25 escolas municipais da cidade, impactando positivamente cerca de 12 mil crianças. O programa consiste na oferta de materiais, laboratórios de informática, capacitações e apoio técnico e pedagógico para as aulas de aprendizagem criativa nas escolas. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a empresa A Recreativa.

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