A Câmara de Vereadores aprovou e foi sancionada nesta semana, a lei que denomina Estrada do Cristo Antônio Soares Sobrinho a atual via que liga o centro da cidade ao Parque do Cristo. A norma é resultado de um projeto do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB), Flavinho, aprovado no mês de maio.
Segundo o autor, a história de Antônio Soares Sobrinho, conhecido como Toninho Soares, entrou para a história do município. Em 1934, ele realizou junto com outros quatro amigos uma façanha: subir a Serra de São Domingos, que à época sequer possuía uma estrada, em um Ford 1929. “O que hoje é uma cena muito comum no cotidiano poços-caldense, há 90 anos foi fato que entrou para a história. Na década de 1930 era quase improvável esse fato, pois a Serra de São Domingos nada mais era do que isso, uma serra, sem qualquer estrada ou outro tipo de estrutura que pudesse possibilitar a subida de um veículo. Dentre os cinco corajosos estava Toninho Soares, dono do carro e representante da Ford na cidade, que, de maneira ousada, resolveu enfrentar o desafio”, conta Flavinho na justificativa do Projeto de Lei.
Foram 12 horas até chegar onde existe hoje o monumento ao Cristo Redentor e quatro pares de correntes para abrir caminho, metro a metro, para que o veículo pudesse subir. A chegada foi comemorada com foguetes utilizados para avisar a população ansiosa de que a ousada empreitada havia dado certo. Ainda no projeto, o parlamentar destaca que a descida foi um problema. O carro ficou no local até o dia seguinte, pois era perigoso descer a serra em razão dos freios. “Foram necessários troncos de madeira para que o carro pudesse voltar pelo caminho trilhado. A façanha de Toninho e seus companheiros entrou para a história de Poços de Caldas e o fato foi bastante noticiado na época”, diz trecho da proposição.
Flavinho ressalta que a lei é uma homenagem a um cidadão poços-caldense que, de maneira corajosa e ousada, fez parte da história da Serra de São Domingos. “Toninho Soares foi um dos primeiros a abrir caminho pela estrada que, atualmente, leva milhares de turistas ao Cristo Redentor. Essa homenagem vem, justamente, em 2024, quando se completam 40 anos do seu falecimento. Que esse reconhecimento seja eternizado na história de Poços de Caldas”, finaliza o vereador.