Nesta quarta-feira, 4 de setembro, completam-se exatos 45 anos da inauguração do Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira. No próximo sábado, 7 de setembro, a Veterana festeja seus 99 anos de fundação. Para comemorar essas marcantes datas, o departamento de marketing da Caldense traz a público uma gravação histórica e nostálgica: a transmissão de rádio completa da inauguração do Ronaldão.
Após um intenso trabalho de pesquisa, foi localizada uma fita cassete contendo a gravação de toda a jornada esportiva da Rádio Cultura naquela noite histórica, desde o pré-jogo, com o tradicional programa Frente Esportiva, até a narração da partida e entrevistas pós-jogo. A fita estava guardada há 45 anos e o material vem a público pela primeira vez.
Na ocasião, a equipe da rádio era composta por: Lázaro Walter Alvisi, Marcelo Luiz Benedetti, Wilmar Barbosa, Rubens Custódio, Marco Antônio, Sérgio Lira, Eduardo Paiva e Osvaldo Corrêa.
Nas mais de três horas de áudio é possível reviver todas as emoções da partida inaugural do estádio, um amistoso no dia 04/09/1979 entre Caldense e Corinthians, que trouxe a Poços um elenco recheado de jogadores famosos como Sócrates, Palhinha, Biro-Biro, Basílio, Zé Maria e outros. A expectativa era enorme para saber quem marcaria o primeiro gol do estádio e um público de 11.744 torcedores compareceu ao local.
A gravação revela inúmeras curiosidades sobre a construção do estádio e conta com momentos curiosos, como um depoimento do primeiro torcedor a entrar no estádio, Armando Mendes Nogueira, um garoto de cinco anos, além de todas as solenidades de descerramento de placas e pronunciamentos de autoridades e personalidades.
Ao longo da transmissão foram feitas entrevistas ou coletados depoimentos de: João Francisco (técnico da Caldense), José Teixeira (técnico do Corinthians), Luiz Antônio (atacante da Caldense), Zé Maria (capitão do Corinthians), Francisco Luz (presidente da Caldense), Ronaldo Junqueira (prefeito municipal), Mauro Ramos de Oliveira (ex-jogador), Maurílio José Santiago (árbitro), Palhinha (jogador do Corinthians), Paulo Roberto (jogador da Caldense), Jânio Joaquim (jogador da Caldense), Elmer Ferreira (representante da FMF), Caçapava (jogador do Corinthians), Basílio (jogador do Corinthians) e Armando (jogador da Caldense).
No intervalo participaram: Vaguinho (Corinthians), Paulo César (Caldense) e no pós-jogo falaram: Palhinha (Corinthians), Basílio (Corinthians), Décio Alves de Morais (diretor do Jornal Mantiqueira), Biro-Biro (Corinthians), Márcio (Caldense), além da participação de ouvintes e torcedores.
A inauguração do Ronaldão marcou o início de uma nova era no futebol da Caldense, pois proporcionou a participação no Campeonato Brasileiro de 1979 e foi essencial para projetar ainda mais o nome da Veterana no cenário nacional. A transmissão na íntegra está disponível no canal da TV Caldense no YouTube com cada detalhe e cada lance do histórico dia.