sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioCulturaEscritor sulfuroso homenageado no Flipoços 2023 é um dos mais importantes indigenistas...

Escritor sulfuroso homenageado no Flipoços 2023 é um dos mais importantes indigenistas do Brasil

Benedito Prézia é poços caldense e será o escritor sulfuroso homenageado

Um dos temas discutidos no Flipoços 2023 será “Meio Ambiente, Ecologia, Natureza e Povos Indígenas”. Sob a luz da literatura o festival abordará as imagens fotográficas como um dos pontos de discussões nas mesas do Festival que vai acontecer de 29 de abril a 07 de maio.

Nesse sentido e para reverenciar os povos indígenas bem como toda a questão ambiental, a curadoria confirma o primeiro nome do Flipoços 2023. Trata-se do indigenista e escritor Benedito Prézia, poços-caldense, mas, conhecido nacionalmente como um dos maiores estudiosos e conhecedores das questões e comunidades indígenas brasileiras.

Benedito Prézia, nasceu em Poços de Caldas, mas foi pequeno para São Paulo onde vive até hoje. Mas suas raízes poços-caldenses são fortes na cidade, onde muitos dos seus familiares ainda residem.

Ele é formado em filosofia e atua na questão indígena desde 1983. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos temas: etnohistória indígena, tupiniquim, tupinambá, guaianá, maromomi/guarulhos, São Paulo quinhentista e seiscentista, dialeto e cultura caipira, língua tupi, religiões indígenas, história da missão, fenômeno religioso e Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Além disso, Benedito é mestre em Linguística Geral (USP) e doutor em Ciências Sociais (PUC-SP).

É autor de vários paradidáticos sobre a temática indígena, como “Terra à vista, descobrimento ou invasão” (Moderna, 3ª. ed. e 30a reimpr., 2015); “Marçal Guarani, a voz que não pode ser esquecida” (Expressão Popular, 2ª reimpr., 2009) e “Virando gente grande” (4ª reimpr., 2014). É co-autor dos livros “Esta terra tinha dono” (FTD, 6ª ed. 2000), “Brasil indígena, 500 anos de resistência” (FTD, 2ª. ed. 2004), “Povos Indígenas, terra é vida” (Atual/Saraiva, 7ª ed., 2013) e “A criação do mundo e outras belas histórias”.

Recentemente, o Museu da Língua Portuguesa fez várias indicações de obras que ampliem o alcance da questão indígena no país, “Povos indígenas: terra, culturas e lutas”, uma obra de Benedito Prézia, faz parte da seleção.

O autor “sulfuroso” homenageado, carinhosamente chamado por nativos de Poços de Caldas, participará de várias atividades da programação para professores e estudantes durante o festival. Para mais informações acesse o site www.flipocos.com que em breve estará totalmente remodelado.

O 18ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e o Flipoços 2023 com o tema “Literatura e Fotografia, as histórias que as imagens não contam”, serão realizados em espaço aberto, no centro da cidade, próximo às grandes e lindas praças onde serão ocupadas pelos expositores da Feira que terão mais oportunidades, novos parceiros e muitas novidades, proporcionando mais acessibilidade a toda população. Os registros fotográficos do Flipoços 2022 podem ser no link https://www.facebook.com/flipocos/photos Já o canal do Youtube https://www.youtube.com/feira-flipocos infelizmente ainda continua fora do ar por ataque hacker. As providências estão sendo tomadas para a recuperação integral do canal. Para mais informações, ligue para (35) 3697 1551.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes