Nesta quinta, 10 de março, foi comemorado o Dia Mundial do Rim e, neste ano de 2022, o tema foi “conscientização sobre a doença renal”. Como de costume, a equipe da Hemodiálise da Santa Casa de Poços realizou uma ação para promover a data. Desta vez, os colaboradores do setor ficaram dentro do Hospital conscientizando pacientes e funcionários sobre os riscos das doenças renais, além de disponibilizar aos colaboradores que tenham algum fator de risco exames de creatinina, que é o exame que detecta as doenças renais.
O médico nefrologista da Hemodiálise da Santa Casa de Poços, Dr. Marcus Vinicius Paiva Cavalcanti Moreira, destaca que a doença renal acomete hoje uma em cada dez pessoas no Brasil. “A doença renal é a quinta maior doença não transmissível em relação a mortes no Brasil. Então, tem um impacto muito grande. Quando ela vai para o estágio final é necessário o transplante renal ou a diálise e hoje no Brasil a gente tem 140 mil pessoas fazendo hemodiálise. Por isso, é bem importante orientarmos para evitar que esse número aumente cada vez mais”, explica Dr. Marcus.
O médico nefrologista explica ainda que as principais doenças que causam as lesões renais, que levam a hemodiálise ou a necessidade de transplante, são a pressão alta e a diabetes.
“A doença renal é silenciosa, o rim vai começar a dar sintomas quando ele estiver funcionando com menos de 30%. Antes disso não tem sintomas nenhum, então é importante que todo mundo que tenha fatores de risco, como: doença renal na família, pressão alta e diabetes, todo ano coletar o exame de urina e coletar a creatinina, para saber se tem doença renal e, se tiver, começar a acompanhar com o nefrologista. Inchaço nas pernas, água no pulmão, anemia, perda do apetite, são sinais de quando a doença já está bem agravada”, completa o médico da Hemodiálise da Santa Casa.
1ª Jornada do Quadril da Santa Casa
No último final de semana, 4 e 5, aconteceu a 1ª Jornada do Quadril da Santa Casa de Poços de Caldas. O evento, realizado em parceria com a Sociedade Brasileira do Quadril, foi coordenado pelo médico ortopedista da Santa Casa, Dr. Edmilson Reis, e teve início na sexta-feira com um mutirão de cirurgias de quadril para pacientes SUS, prosseguindo durante a noite e também no dia seguinte com palestras teóricas para participantes. A Jornada foi totalmente gratuita e contou com a presença de diversos médicos da área de ortopedia, dentre eles muitos vindo de outras cidades e estados.
Dr. Edmilson Reis, idealizador do projeto, conta que só foi possível realizar o evento com a ajuda de diversos colaboradores. “A nossa Jornada começou na sexta-feira onde realizamos um mutirão de seis cirurgias de artroplastia do quadril naqueles pacientes do SUS que estavam há muito tempo aguardando a cirurgia, cirurgias essas para devolver a qualidade de vida desses pacientes. É a 1ª Jornada do Quadril de Poços de Caldas e só foi possível realizá-la porque contamos com muitas pessoas envolvidas ajudando nesse curso. No mutirão contamos com a equipe da Enfermagem e a equipe de anestesistas que não mediram esforços para que fossem realizados da melhor forma possível os procedimentos”, conta Dr. Edmilson.
O médico ortopedista da Santa Casa agradece ainda as empresas que doaram as próteses para que as cirurgias fossem realizadas. “Nós conseguimos doações de cinco próteses. A empresa Bio-2 doou quatro próteses total de quadril e a Aesculap doou uma prótese total. Tive a ajuda também de um grande amigo, o Dr. Guilherme Falótico excelente cirurgião que trabalha comigo em São Paulo. Sonhei com esse curso há uns 4 meses, comentei com ele em uma cirurgia que estávamos realizando juntos e no mesmo dia ele já botou no papel e começou a montar um cronograma’’, conta o especialista em cirurgia de quadril.
Grandes profissionais
O ortopedista que ajudou o Dr. Edmilson a realizar a jornada foi o médico de São Paulo, Dr. Guilherme Guadagnini Falotico, especialista em cirurgia de quadril que conta um pouco mais sobre o evento que beneficiou vários pacientes. “Esse evento foi idealizado pelo Dr. Edmilson Reis que construiu junto com a Sociedade Brasileira de Quadril aqui da regional Sudeste. Foi um programa bastante amplo e completo que agregou muito para os colegas que vieram participar conosco. Nós convidamos palestrantes daqui do município, de São Paulo e de diversas outras regiões do estado de Minas Gerais. É um prazer poder estar contribuindo e participando, nós fomos muito bem recebidos aqui, tanto na cidade quanto na Santa Casa, então, com certeza, a minha opinião também é compartilhada pelos outros colegas que vieram para auxiliar e participar deste evento”, relata Dr. Guilherme
Dr. Rafael Kallaur, especialista em quadril de São José dos Campos, aponta a importância de trazer esse tipo de evento para a cidade. “Quero parabenizar a Santa Casa e o Dr. Edmilson pela organização. Esse mutirão já tem sido realizado junto com a Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e o Dr. Edmilson ter conseguido trazer esse evento aqui para Poços é muito importante, pois a gente consegue agregar profissionais da SBQ e outros que não são membros, tanto os que estão em aprendizado quanto outros que já possuem uma certa experiência, para verem técnicas e implantes extremamente modernos. Acho que quem ganha muito é a cidade de trazer essa parte científica e, principalmente, os pacientes que são beneficiados com implantes modernos e de alta tecnologia que vão dar qualidade de vida e satisfação para essas pessoas. Hoje no Brasil, tanto em relação à saúde privada quanto pública, existe uma espera muito longa para esses pacientes fazerem os implantes de prótese de quadril e de joelho e com esses mutirões acredito que a gente consegue aumentar o número de procedimentos e ajudar esses pacientes a terem uma vida melhor”, relata o médico.
A Dra. Évelyn de Medeiros Costa participou do evento e conta que é uma oportunidade para os profissionais que estão ainda em fase de conhecimento. “Esse é um evento que trouxe para a cidade a oportunidade de participarmos de um mutirão de várias cirurgias de quadril com diversos especialistas da área. É uma excelente oportunidade, tanto para nós que estamos em fase de formação podermos participar dessa parte prática e teórica do curso, quanto para o paciente que teve uma opção cirúrgica de qualidade, que é a prótese de quadril”, conta Dra. Évelyn.
Jornada
O Superintendente da Santa Casa de Poços, Ricardo Sá, foi convidado para fazer a abertura do primeiro dia de palestras da Jornada do Quadril e falou que esse será o primeiro de vários eventos desse tipo no Hospital. “Eu fui convidado para fazer a abertura desse evento e me agrada muito poder fazer isso como representante maior da Santa Casa, isso dignifica cada vez mais nosso trabalho e é muito gratificante poder participar de uma ocasião como esta. Todos os médicos estão muito satisfeitos com o evento, isso é muito satisfatório e muito bom para a população também porque faz com que as pessoas reconheçam a grandiosidade da Santa Casa e o quanto ela está melhorando cada vez mais para a própria população”, afirma o superintendente.
“Para nós é uma satisfação muito grande ter realizado esse primeiro mutirão de cirurgias aqui na Santa Casa. É uma conquista que eu quero que aconteça mais vezes aqui no nosso Hospital. Eu estou preparando a Santa Casa para que ela se torne um ícone não só na prestação de serviço mas também na formação e especialização de médicos, e esse é um dos nossos primeiros passos. Devo muito isso ao Dr. Edmilson, nosso ortopedista recém chegado que tem feito um trabalho magnífico aqui dentro da Santa Casa. É através dele que nós conseguimos realizar essa Jornada de ortopedia com especialização em cirurgia do quadril e trazer médicos de outros estados, até mesmo de São Paulo, que é o maior estado em termos de desenvolvimento da medicina. Esses médicos vieram aqui para participar conosco e desenvolver um melhor padrão cirúrgico em Ortopedia. Isso nos agrada muito porque mostra o quanto a Santa Casa está evoluindo, e essa é a nossa principal preocupação: evoluir”, conclui Ricardo Sá.