Em parceria com o DME, por meio do Projeto de Eficiência Energética (PEE), a Santa Casa de Poços realizou a troca de toda a iluminação do Hospital, proporcionando assim maior economia e eficiência luminotécnica para os ambientes da Irmandade, tornando os espaços mais acolhedores, humanos e seguros.
Segundo o coordenador de P&D e PEE do DME, Anderson Muniz, parte da arrecadação do DME é obrigatoriamente investida em projetos de eficiência energética e, neste ano, foi optado em fazer os prédios públicos, como o Batalhão de Polícia, todas as escolas, creches e hospitais, que foi onde entrou a Santa Casa
“Na Santa Casa nós fizemos a reforma de toda a iluminação, trocamos por lâmpadas mais eficientes, que consomem menos energia e com qualidade melhor de iluminação. Então, deu para ver a diferença da iluminação. Esse projeto é um projeto de eficiência energética, por isso, tem que economizar no mínimo 15% de energia do local onde está sendo feito. Trocamos a iluminação e isso vai diminuir o consumo de energia da Santa Casa, além de melhorar a qualidade de iluminação do Hospital”, relata Anderson.
Segundo a arquiteta da Santa Casa, Natália Siqueira, o DME é um grande parceiro do Hospital. Ela lembra ainda que esse projeto de eficiência energética não se resume apenas à troca da iluminação.
“Esse projeto de Eficiência Energética é um projeto que contempla não só a parte de iluminação, mas também a parte de aquecimento solar. Por isso, é um projeto muito importante para o Hospital, porque vai trazer economia através da eficiência, já que está trocando todas as lâmpadas fluorescentes que ainda tinham por lâmpadas de led, melhorando a luminosidade dos ambientes. Ainda vai vir com esse projeto, em uma segunda etapa, a questão do aquecimento solar, que vai ser muito benéfico para a instituição, até por conta do Hospital ter uma rede elétrica muito antiga, que precisa de modernização”, explica Natália.