Pelo terceiro ano consecutivo, Instituto Alcoa e Cenpec promovem iniciativa aberta à participação de profissionais da educação.
Nos dias 13, 20 e 27 de outubro, sempre às 18h, acontecerá o Ciclo de Debates Educação em Tempos de (Pós)Pandemia: como redes e escolas podem efetivar o direito à educação?, um espaço de reflexão com grandes nomes da Educação sobre os desafios atuais do campo. A iniciativa é realizada no âmbito do Programa Ecoa Formação, desenvolvido pelo Instituto Alcoa com coordenação técnica do Cenpec. Os encontros são gratuitos, com transmissão pelo Youtube no canal do Centro de Referência do Professor de Poços de Caldas (MG) – CERPRO: bit.ly/AgendaCicloDebates.
Em cada um dos três encontros, renomados especialistas apresentarão suas contribuições sobre os principais desafios para a efetivação do direito à educação no atual contexto brasileiro. Fernando Abrucio e Maria Alice Setubal são os convidados do primeiro dia (13/10). Em seguida (20/10), participarão Valter Silvério e Sandra Ferreira. Por fim, as discussões serão realizadas por Alexsandro Santos, Eloisa Vidal e Sofia Lerche (27/10). A mediação do Ciclo de Debates será conduzida por Romualdo Portela de Oliveira, diretor de pesquisa e avaliação do Cenpec – saiba mais sobre os participantes logo abaixo.
O Ciclo de Debates contribui com a estratégia do Programa Ecoa Formação levantando questões atuais e que necessitam de atenção e conversas. “Através do conhecimento e experiência de especialistas em educação, buscamos encontrar alternativas para problemas sistêmicos. O conjunto de diferentes perspectivas ajuda a vislumbrar novos caminhos e possíveis soluções, para que possamos avançar na melhoria da educação”, avalia Monica Renata Espadaro, gerente de Projetos Comunitários do Instituto Alcoa.
Corroborando com essa visão, Solange Feitosa, coordenadora da Diretoria de Pesquisa e Avaliação (DPA) do Cenpec, argumenta que promover encontros dessa natureza é cada vez mais necessário. “Nunca vivemos um momento tão ímpar e singular na educação nacional como agora, sendo necessário a nós, educadores e instituições comprometidas com uma educação de qualidade e democrática, nos debruçar sobre os desafios impostos pela conjuntura e buscar formas de superação”.
O PROGRAMA ECOA FORMAÇÃO
Fruto da parceria entre Instituto Alcoa e Cenpec, o programa é desenvolvido desde 2020 e tem como objetivo estratégico evidenciar e incidir sobre as desigualdades educacionais, por meio de ações pautadas nos resultados educacionais e em políticas públicas comprometidas com o alcance de patamares superiores de qualidade, de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias dos estudantes. Atualmente, são atendidos diretamente pela iniciativa cerca de 400 educadoras(es) e técnicas(os), envolvendo 37 escolas das redes municipais de ensino de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA). Saiba mais.
PARTICIPANTES
▪ Alexsandro Santos – Doutor em Educação (USP). É diretor-presidente da Escola do Parlamento e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).
▪ Eloisa Vidal – Doutora em Educação (UFC). É professora associada da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional.
▪ Fernando Abrucio – Doutor em Ciências Políticas (USP), foi pesquisador visitante no MIT. É professor e pesquisador da FVG-SP e coordenador da área de Educação do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo (Ceapg-FGV).
▪ Maria Alice Setubal – Doutora em Psicologia da Educação (PUC-SP) e mestre em Ciência Política (USP), foi coordenadora de Educação para América Latina e Caribe do UNICEF. É fundadora e integrante do Conselho de Administração do Cenpec e da Fundação Tide Setubal.
▪ Romualdo Portela de Oliveira – Doutor em Educação pela USP, é presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e diretor de Pesquisa e Avaliação do Cenpec.
▪ Sandra Ferreira – Doutora em Educação (PUC-SP). É professora na Pós-Graduação da UNICID, onde coordena o Programa de Pós-Graduação: Formação de Gestores Educacionais (PPGP-Ge). Pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade (CIERS-Ed). Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS-PUC/SP).
▪ Sofia Lerche – Doutora em Filosofia e História da Educação (PUC-SP), com Pós-Doutorado pela Universidad Nacional de Educacion a Distância (UNEd), Espanha. É professora titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).
▪ Valter Silvério – Doutor em Ciências Sociais. É professor titular do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Federal de São Carlos. Foi professor visitante na Northwestern University em Evanston, IL. Desenvolveu estágio pós-doutoral no Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati, País Basco e no Goldsmith College da University of London.