quarta-feira, abril 2, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
InícioAgendaEducafro abre inscrições para a turma de 2025

Educafro abre inscrições para a turma de 2025

Foram abertas nesta segunda-feira, 24, as inscrições para a turma de 2025 do cursinho pré-vestibular comunitário Educafro Poços de Caldas. Neste ano o pré-vestibular do Educafro volta para o centro e as aulas acontecerão em uma sala cedida pela escola Criativa Idade Sistema Educacional. Portanto, as inscrições, que são gratuitas, serão das 19h às 22h, na Criativa Idade, Rua Dr. Francisco Faria Lobato, 152, popularmente conhecida como a “Rua dos Hotéis”. Para se inscrever, o candidato deverá levar uma foto 3×4, cópias dos comprovantes de renda familiar e cópias do comprovante de escolaridade (histórico escolar ou diploma do ensino médio).  

As atividades são presenciais e as aulas terão início em 31 de março. O curso é destinado a estudantes de baixa renda provenientes do ensino médio da escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares. A seleção será feita em 29 de março, quando serão convocados os selecionados, seguindo não só critérios socioeconômicos, mas também étnicos e de idade; ou seja, ser negro, indígena, LGBTQIAPN+ e/ou estar há mais tempo longe das salas de aula conta para ser selecionado prioritariamente, pois o curso tem caráter inclusivo. 

Apesar de ser formalmente ligado aos franciscanos, o curso é laico, não sendo a religião, ou mesmo a ausência dela, critério para a seleção. Todos os professores e coordenadores são voluntários. “As aulas dos professores da Educafro Poços foram fundamentais para minha aprovação na faculdade e uma experiência excelente de aprendizado. Com certeza, sem a orientação deles, não teria conseguido uma boa nota no Enem e cometeria erros em muitas questões”, conta Anna Júlia Verni Elias, que neste ano foi aprovada em primeiro lugar, com bolsa integral, em Gastronomia na Faculdade Estácio de Florianópolis. 

O Educafro é um movimento social que atua em rede e foi fundado pelo Frei David Santos na Baixada Fluminense, no município carioca de São João do Meriti, em 1993. Por essa razão o cursinho possui em sua grade a disciplina Negritude, Cultura e Cidadania, na qual são abordadas questões sociais como identidade de gênero, racismo, homofobia, transfobia, misoginia, direitos reprodutivos e outras temáticas relativas aos Direitos Humanos. O núcleo do Educafro em Poços foi fundado em 2003 e chama-se Laudelina de Campos Melo em homenagem à poços-caldense que foi a fundadora do primeiro Sindicato de Domésticas do Brasil e militante antirracista que se voluntariou a lutar contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Caso o candidato seja selecionado, há uma colaboração mensal de R$ 10, que é usada para manutenção do curso e materiais para os alunos. Mais informações sobre o voluntariado ou as inscrições podem ser obtidas por mensagem ou ligação para 9.9198-7660 (Jenifer) ou 9.8805-7923 (Daniel). Além disso, o e-mail pocos.educafro@gmail.com ou as páginas no Instagram e Facebook (Educafro – Poços de Caldas) estão disponíveis para sanar dúvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes