sábado, setembro 21, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioCulturaDocumentário sobre o cancioneiro da Catira em Poços de Caldas estreia nesta...

Documentário sobre o cancioneiro da Catira em Poços de Caldas estreia nesta quinta, 16

Aprovado no Edital Premiação Culturas Populares do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, poderá ser visto em plataforma digital aberta

O minidocumentário “Catira – a dança tradicional do Sul de Minas”, estreia nesta quinta-feira, dia 16 de dezembro, às 19 horas, em plataforma digital, YouTube. O filme é resultado da premiação Culturas Populares do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, recebido pela gestora Angélica Vianna, em reconhecimento ao seu trabalho de mais de 15 anos à frente do projeto Dança Pra Criança e na preservação da cultura da Catira em Minas Gerais.

De acordo com a roteirista, fotógrafa e diretora de edição do projeto, Dani Alvisi, o documentário ilustra a pesquisa e a produção cultural da Associação Grupo Entre Nós, criada por Angélica Vianna e o seu importante trabalho para difundir e preservar a cultura popular mineira. “Objetivamos, principalmente, a manutenção de processos de transmissão intergeracional de saberes populares e o reconhecimento do patrimônio imaterial da cidade de Poços de Caldas, dando visibilidade a obra autoral de nossos mestres”, revela.

Em “Catira – a dança tradicional do Sul de Minas” será possível conhecer parte do cancioneiro da Catira em Poços de Caldas e as canções dos mestres violeiros Geraldo Damião, Maria Lucia de Paula e Natalino Procópio Marques, com a participação de Pedro Paulo da Silva. Ainda na tela, uma apresentação de dança com o Grupo de Catira Poçoscaldense.

Antes da exibição do mini doc e como atividade de contrapartida ao apoio do FEC, haverá uma LIVE com a realizadoras do projeto, Angelica Vianna, Dani Alvisi e Bibi Rodriguez. A proposta, segundo Bibi Rodriguez, é um bate papo descontraído sobre a trajetória da bailarina e seus projetos de apoio à Catira no Sul de Minas. “Pretendemos provocar nos expectadores um sentimento de identificação com essa cultura popular tradicional e servir de referência para a realização de projetos que também promovam a valorização e salvaguarda das tradições folclóricas que identificam e diferenciam o povo brasileiro dos demais”, afirma.

O filme foi executado com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, oriundos do Edital FEC 03/2020 Culturas Populares – Premiação Pessoa Física, com realização do Governo de Minas Gerais – Governo Diferente Estado Eficiente.

Ficha técnica:

Violeiros e cantores: Geraldo Damião, Maria Lucia de Paula e Natalino Procópio Marques.

Participação: Pedro Paulo da Silva

Dançarinos: Angélica Viana, Vita do Patrocínio de Oliveira e Adriana Andrade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes