No último dia 02 de fevereiro de 2021 foi lançado nas redes sociais o documentário “Na Companhia de Reis”, dedicado a repercutir ações e, especialmente, histórias dos quase 80 anos da Companhia Lago e Melo, originalmente criada e idealizada na cidade de Campestre.
Contemplado pela Lei Aldir Blanc, o vídeo colheu depoimentos de vários participantes da folia, tanto os mais velhos quanto os mais jovens. A ideia foi apresentar uma visão de futuro para uma iniciativa cultural que, segundo os organizadores, corre o risco de acabar nas próximas décadas.
“Um país que não preserva a sua cultura não vai ter nunca característica de nação. Isso é uma coisa essencial. Como é que você vai ser nação se você não preserva sua cultura?”, questiona Jaime do Lago, um dos participantes da Companhia e pessoa responsável pelo registro histórico do grupo.
Cidades como Poços de Caldas e Bandeira do Sul também fazem parte do roteiro anual dos foliões. Em 2021, em comum acordo, a companhia decidiu não sair às ruas em razão da pandemia de coronavírus disseminada pelo mundo.
O documentário “Na Companhia de Reis”, gravado em uma fazenda na Zona Rural de Campestre, ainda apresenta trechos das músicas originais que todos os anos o grupo apresenta. A produção é do Studio X Cultura e Arte, liderada pelos publicitários Matheus Soares e Gustavo Henrique, e pelo jornalista Carlos Rossi.
Para assistir, basta procurar pelo nome original no Youtube, Vimeo ou no Facebook.
Links:
Youtube: https://youtu.be/pZcQIoQXDrw
Vimeo: https://vimeo.com/505463843
Facebook: https://www.facebook.com/103726845082649/videos/1989993471142361