A Caldense enfrentou o Cruzeiro na tarde de quinta-feira, 23, no Ronaldão pela sétima rodada do Campeonato Mineiro 2023. A Veterana marcou um belo gol de bicicleta com Patrick Marcelino, mas foi superada por 2 a 1, gols de Daniel Júnior e Bruno Rodrigues, em jogo que contou com participação direta do VAR.
Com os três pontos, o Cruzeiro alcança 11 e reassume a liderança do Grupo C. Democrata-GV (9) e Tombense (8) ainda têm compromissos na rodada. Vale lembrar que o Ipatinga, que completa a chave, soma cinco pontos, mas tem dois jogos a menos. Já a Caldense tem apenas mais uma partida pela fase de classificação, contra o Pouso Alegre, no Mandusão, e corre o risco de disputar o triangular que vai definir as duas equipes que serão rebaixadas.
A equipe alviverde começou o jogo bem postada, mais presente no campo ofensivo e atuando no 3-4-3, formação diferente do 4-2-3-1 que vinha utilizando até então. O time levou perigo nas jogadas de bola aérea, com o zagueiro Patrick Marcelino de cabeça e depois em finalização de Alyson Neves pela esquerda, quando Rafael Cabral fez defesa monumental.
Mas em saída errada da defesa alviverde, Cruzeiro armou uma jogada com Bruno Rodrigues, que tocou para Daniel Júnior driblar Élissom e abrir o marcador. Depois Erick Salles teve boa oportunidade e mandou por cima da meta. Na sequência Bruninho saiu na cara do gol e novamente Rafael Cabral conseguiu fazer uma defesa difícil. Depois o Cruzeiro chegou a marcar, mas foi assinalado impedimento.
O jogo estava equilibrado, até que Daniel Júnior recebe bola em velocidade, invade a área e cai. A arbitragem nada marcou e o jogo seguiu. Porém ao término do lance o VAR foi acionado pela primeira vez na história do Ronaldão. Ao consultar o vídeo, a arbitragem assinalou um toque de Patrick em Daniel durante a corrida e marcou pênalti, convertido por Bruno Rodrigues.
No final da primeira etapa Elissom ainda fez uma bela defesa em chute cruzado de Daniel. No segundo tempo, a Caldense voltou determinada a marcar gols. Aruá logo teve boa chance em chute frontal e Rafael mais uma vez salvou. De tanto insistir, o gol saiu. E um golaço. Fabrício Costa alçou a bola na área em cobrança de falta da intermediária, Suéliton escorou de cabeça na marca do pênalti e Patrick Marcelino virou uma linda bicicleta no cantinho para diminuir.
O jogo seguiu aberto com chances reais para os dois lados e Élissom fazendo grandes defesas nos chutes de Mateus Vital e Gilberto. Mas aos 35 minutos Suéliton chegou de carrinho em Daniel Júnior e recebeu amarelo, porém o lance foi revisado no vídeo e o cartão cancelado, depois aplicado o vermelho direto. Com um a menos, a Veterana teve de recompor o sistema defensivo, passou a ficar mais recuada e não conseguiu igualar o marcador.
O Verdão agora volta a campo pela Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, 1º, às 21h30 no Ronaldão contra o Ceará.
FICHA TÉCNICA
23/02/2023: Caldense 1-2 Cruzeiro
Campeonato Mineiro 2023 7ª Rodada. Local: Poços de Caldas-MG, Ronaldão. Quinta 16h30.
Público: 1982 pagantes e 2790 total
Renda: R$ 76.825
Juiz: Murilo Francisco Misson Júnior
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Fernanda Nandrea Gomes Antunes
Quarta árbitra: Francielly Fernanda Lima de Castro
Inspetor: Joel Tolentino Damata Júnior
VAR: Michel Patrick Costa Guimarães, Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (AVAR1), Márcio Eustáquio Sousa Santiago (Observador).
Gols: Daniel Júnior 16’, Bruno Rodrigues (pênalti) 37’ 1º; Patrick Marcelino (bicicleta) 19’ 2º
Cartão amarelo: Patrick Marcelino, Aslen, Lula, Aruá, Thiago Oliveira (técnico); Neris, Bruno Rodrigues
Expulsão: Suéliton 35’ 2º
Caldense: Elissom; Patrick Marcelino, Suéliton, Lula (Mayco Félix 27’ 2º); Ronaldo, Kayo (Aruá (intervalo)), Fabrício Costa (C), Alyson Neves; Erick Salles (Guilherme Martins 37’ 2º), Bruninho (Baianinho 27’ 2º), Aslen (Luisinho 15’ 2º). Técnico: Thiago Oliveira.
Cruzeiro: Rafael Cabral (C); Lucas Oliveira, Neris (Machado (intervalo)), Reynaldo; Wallisson (Ramiro 19’ 2º), Ian Luccas (Mateus Vital 19’ 2º), Neto Moura (Matheus Jussa 31’ 2º), Kaiki; Daniel Júnior (Stênio 36’ 2º), Bruno Rodrigues, Gilberto. Técnico: Paulo Pezzolano.