domingo, novembro 10, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioPolíticaCPI solicita novas informações sobre contratos com empresas na área da saúde

CPI solicita novas informações sobre contratos com empresas na área da saúde

A Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada pela Câmara de Poços para apurar questões envolvendo a área da saúde do município aprovou na última semana, novos Requerimentos, dois deles solicitando informações do Executivo sobre o encerramento do contrato do município com a empresa Prohealth e a contratação, em seguida, da empresa Humani Ltda., bem como informações sobre empresas terceirizadas que contratam médicos sem formação específica em determinadas especialidades (médicos generalistas).

O terceiro Requerimento aprovado pela CPI, durante a última reunião, é referente a novas convocações, que acontecerão nesta terça-feira, dia 25 de abril, a partir das 9h. Serão ouvidos: Mariany Martins Esperança, Paulo Sérgio Herculano e Marcelo Figueiredo, servidores que fizeram parte do processo licitatório de alguns ou todos os contratos em análise pela comissão.

O vice-presidente da CPI, vereador Claudiney Marques (PSDB), ressalta que a empresa contratada pela Câmara para auxiliar os trabalhos, a Grant Thornton Auditoria e Consultoria, entregará um relatório no mês de maio. “Nós reiniciamos as atividades da CPI em 2023 e estamos acompanhando atentamente o trabalho da auditoria externa que foi contratada, aguardando o relatório final que será apresentado no mês maio. Enquanto isso, já recebemos nas reuniões semanais, às terças-feiras, além do secretário de Saúde, diversos servidores que compareceram com muita boa vontade. Entretanto, eles não trouxeram, na minha opinião, maiores informações, porque a maioria deles, inclusive o secretário, desenvolve atividades muito técnicas e restritas ao seu setor, ou seja, eles não tinham como contribuir além daquilo que realizam no dia a dia. Continuamos aprovando Requerimentos e convocações e vamos aguardar o relatório da auditoria”, disse.

Segundo o vereador Sílvio Assis (MDB), presidente da CPI, as proposições aprovadas pelos vereadores são de fundamental importância para a continuidade do trabalho. “A CPI, nessas últimas reuniões, têm aprovado Requerimentos importantes. Além disso, ouvimos servidores responsáveis pelo setor de Suprimentos e Empenhos. Como presidente, tenho visto que, devido ao avanço da CPI, algumas melhorias na área têm acontecido. O andamento dos trabalhos está ajudando e tendo resultados, até mesmo antes do seu relatório e resultado final”, afirmou.

A Comissão Parlamentar de Inquérito investiga os seguintes fatos: contratos firmados pelo município com empresas de serviços médicos; a realização de consultas e procedimentos médicos em volume e carga horária superior às 24 (vinte e quatro) horas diárias; o pagamento de horas extras a médicos e servidores públicos na área da saúde municipal; a ocupação de cargos, empregos e funções públicas por pessoas com cargos, empregos, funções ou outras condições pessoais incompatíveis com o serviço público, na área da saúde municipal; ocupantes de cargo, emprego ou função públicas que desempenham atividades profissionais paralelas, incompatíveis com a carga horária do cargo, emprego ou função públicas para o qual foram designados; o emprego de verbas da COVID-19 em áreas, setores ou destinos diversos de sua aplicação obrigatória por força de lei.

Fazem parte da CPI Sílvio Assis (MDB) – presidente, Claudiney Marques (PSDB) – vice presidente, Diney Lenon (PT) – relator, Wellington Paulista (União Brasil) e Kleber Silva (Novo). Todos os Requerimentos apresentados pela Comissão estão disponíveis no site da Câmara, em Proposições (Requerimentos de Comissão).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes