sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioGeralCozinha Ancestral celebra a diversidade e a culinária tradicional neste sábado

Cozinha Ancestral celebra a diversidade e a culinária tradicional neste sábado

O projeto cultural Cozinha Ancestral está em destaque na programação do Festival de Inverno 2023 neste sábado às 16h, trazendo à tona a riqueza e a autenticidade das tradições culinárias dos Povos de Terreiro. Com o intuito de preservar o legado ancestral e celebrar a diversidade cultural, o projeto “Cozinha Ancestral” oferece uma oportunidade única para o público mergulhar nas raízes gastronômicas dessas comunidades tão significativas para a nossa história. O encontro está marcado para o Parque Municipal Antonio Molinari.

A oficina de culinária tradicional do projeto Cozinha Ancestral são conduzidas pelas integrantes do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, comunidade pertencente aos Povos de Terreiro de Matriz Africana e que traz consigo um conhecimento vasto e autêntico transmitido de geração em geração. O encontro é uma jornada gastronômica enriquecedora, que se aprofunda em sabores, rituais e a conexão espiritual entre a comida e o cotidiano dessa comunidade.

“O objetivo central do projeto Cozinha Ancestral é valorizar, preservar e compartilhar a culinária tradicional dos Povos de Terreiro, que é um importante patrimônio cultural do nosso país”, afirma Fernanda Gonçalves, idealizadora e coordenadora do projeto. “Esse encontro é uma oportunidade para o público aprender sobre a história e a cultura dessas comunidades, e também para homenagear suas contribuições significativas à nossa sociedade”, complementa Simone Souza, que também integra a equipe do projeto.

O encontro abrange diversas tradições, como a culinária de matriz africana, indígena e afro-brasileira, onde serão apresentados pratos típicos, além de aprenderem a preparar refeições deliciosas, os participantes do encontro também terão a chance de compreender o simbolismo por trás de cada alimento e a importância das cerimônias e celebrações que envolvem a comida nos Povos de Terreiro.

O projeto “Cozinha Ancestral” também busca promover a valorização das tradições culinárias ancestrais, reconhecendo a importância da comida como um elemento central na preservação da cultura e da identidade de uma comunidade. Cada encontro é uma celebração da diversidade cultural do Brasil, um convite para abraçar a pluralidade presente em nossa sociedade e fortalecer o respeito às diferentes manifestações culturais.

O encontro do projeto “Cozinha Ancestral” é aberto ao público e será realizado no dia 22 de julho, às 16h, no parque Antônio Molinari, durante a programação do Festival de Inverno, realizado pela Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Cultura e conta com a produção da Moringa – Projetos Afrorreferenciados. Sobre o Projeto “Cozinha Ancestral”:

O projeto “Cozinha Ancestral” é uma iniciativa cultural que visa preservar, valorizar e celebrar a culinária tradicional dos Povos de Terreiro, reconhecendo a sua importância como patrimônio cultural do Brasil. Através de oficinas de culinária ministradas pela comunidade do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, o projeto oferece uma oportunidade

única para o público conhecer e se conectar com as tradições gastronômicas, rituais e simbolismos presentes nas refeições dessas culturas.

Serviço Cozinha Ancestral

Data: 22 de julho, sábado

Horário: 16h

Local: Parque Municipal Antônio Molinari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes