A partir do espetáculo “Carta ao meu Corpo”, a Companhia de Teatro Conscius Dementia, promove neste sábado, 28 de setembro, o Festival Corpo, Arte e Saberes, às 14h30, no Galpão das Artes. Com entrada franca, o evento traz uma programação diversificada e interligada, reunindo diversas linguagens artísticas, incluindo uma apresentação do espetáculo e, a partir da temática contida na cena, oficinas, bate-papo e palestra. O Festival reúne artistas locais e é destinado, preferencialmente, a mulheres e adolescentes, mas também é aberto ao público em geral.
O propósito do Festival Corpo, Arte e Saberes é oferecer ao público uma ação cultural diferenciada, que promova a igualdade de gênero, o empoderamento das mulheres e o fortalecimento da cultura e das artes como ferramentas de cura. “Será uma tarde dedicada à conscientização através da arte em um espaço de expressão e aprendizado para as mulheres em diversas áreas”, declara Rafaela Jacon, atriz principal do espetáculo, que também divide a produção do Festival e o palco com as atrizes Danielle Marques e Gabriela Severini.
De acordo com as produtoras, o mês de realização do evento foi escolhido propositalmente, porque abriga o dia 10 de setembro quando se celebra o “Dia Nacional de Combate à Gordofobia”, um dos temas do espetáculo e do Festival. “É a nossa contribuição para essa luta que aflige a maioria das mulheres deste século, estimulando a discussão sobre temas relevantes relacionados ao corpo feminino e à igualdade de direitos”, afirma a atriz Danielle.
A ideia do Festival surgiu após uma apresentação de “Carta ao meu Corpo” no Arte Ziriguidum, quando a artista plástica Dalmoni Lydijusse, proprietária do espaço, propôs uma vivência artística ao público. Após o espetáculo, as mulheres presentes foram convidadas a pintar telas, expressando sentimentos e memórias inspirados pela apresentação. As obras refletiram suas dores, alegrias e questionamentos sobre padrões corporais. “A experiência foi tão significativa que gerou a vontade de expandi-la para outras formas de expressão, como fotografia, escrita, dança e artes plásticas, procurando ampliar o impacto criativo entre as participantes”, conta Rafaela.
A programação do Festival Corpo, Arte e Saberes começa com a apresentação de “Carta ao meu Corpo”, que estreou em 2019. A peça é um pedido de desculpas, uma reconexão. Leva o público a uma reflexão sobre gordofobia a partir da história da atriz Rafaela Jacon Dutra, enquanto outras duas atrizes interpretam as vozes sociais e internas da personagem principal, trazendo questionamentos e a ajudando na aceitação do próprio corpo. A peça termina com celebração com a plateia, exaltando que cada corpo é lindo porque é único.
Na sequência, o público será convidado a escolher uma das oficinas para participar, que serão ministradas por Danielle Vilas Bôas (Escrita), Leidy Nara (Dança), Tamiris Alves (Fotografia), Dalmoni Lydijusse (Artes Plásticas) e ao final haverá bate-papo com a psicóloga Vivian Rodrigues Quiuqui sobre toda a experiência. Gabriela destaca que o Festival é uma experiência única e interligada, então para participar das oficinas os interessados devem assistir ao espetáculo, escolher a oficina que desejam vivenciar e aproveitar a palestra e o bate papo final. “Mas quem não quiser participar de nenhuma oficina poderá apenas assistir à peça”, afirma.
O evento interliga espetáculo, oficinas, palestra e bate papo. Realizado com o patrocínio da Alcoa através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas. Gratuito com inscrições antecipadas pelo Sympla.
Conheça as oficineiras e as oficinas
Danielle Vilas Bôas é atriz, artista visual, poeta e cofundadora do Coletivo Literário ElaSescrevem. Na oficina de escrita, explora a escrita como extensão do corpo, convidando os participantes a refletirem sobre as marcas inscritas em seus corpos, promovendo autoconhecimento e reconexão com essas narrativas.
Leidy Nara é atriz, bailarina e diretora, com 16 anos de experiência. Em sua oficina de dança, ela propõe uma expressão corporal livre, onde o corpo comunica mais que a palavra. A oficina incentiva a liberdade e autenticidade na comunicação física, sem julgamentos.
Tamiris Alves é fotógrafa especializada em autorretratos, nu artístico e fotografia documental. Sua oficina de autorretrato busca mostrar a beleza e individualidade de cada corpo, oferecendo técnicas que possibilitam aos participantes explorarem suas próprias imagens de forma criativa.
Dalmoni Lydijusse é artista plástica e fundadora do Arte Ziriguidum. Sua oficina utiliza argila como meio de expressão para ressoar os sentimentos provocados pelo espetáculo, criando um espaço de transformação e revitalização de significados.
Vivian Rodrigues Quiuqui é psicóloga especialista em psicologia feminista. Sua palestra discute como a sociedade construiu padrões de beleza que afetam as mulheres, propondo soluções para um olhar mais amoroso e real sobre o corpo.
Este é o primeiro Festival da Cia Conscius Dementia, fundada em 2013 em Poços de Caldas pela saudosa atriz Larissa Garcia e o ator Johnny Hansk, com gestão horizontal entre atores. Ao longo de 11 anos, desenvolveu 16 espetáculos, destacando-se por peças premiadas como “Liberdade, Liberdade” e “O Santo e a Porca”. Durante a pandemia, a companhia ganhou notoriedade no teatro digital e realizou circulações internacionais na Argentina e no Chile. Desde 2013, o grupo é composto exclusivamente por mulheres e, após a perda de Larissa em 2023, segue comprometido com a transformação social e projetos comunitários e educativos.
O Festival Corpo, Arte e Saberes é realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, com o patrocínio da Alcoa, apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas e Galpão das Artes.
Serviço:
Festival Corpo, Arte e Saberes
Dia 28/09 – Sábado
No Galpão das Artes (R. Benedita Lucas da Silva, 80 – Jardim Ipê)
Gratuito
Mais informações: @ciaconsciusdementia Inscrições antecipadas: https://www.sympla.com.br/evento/festival-corpo-arte-e-saberes/2632898
Programação:
Espetáculo 15h às 15h30
Direcionamento oficina 15h30 às 16h00
Oficina 16h às 17h
Café 17h às 17h15
Bate-papo 17h15 às 18h15
Palestra 19h às 19h40
Ficha técnica do espetáculo:
Livre adaptação do texto de Rafa Cappai por Rafaela Jacon Dutra
Direção de montagem, figurino, cenário, composição de trilha sonora e voz nas músicas: Larissa Garcia “in memoriam”
Direção Geral e atuação: Rafaela Jacon Dutra
Atuação, maquiagem e produção: Danielle Marques
Atuação e assistência de maquiagem: Gabriela Severini
Composição musical: Will Moreira
Sonoplasta convidada: Carine Michelucci
Produção geral: Cia de Teatro Conscius Dementia – Danielle Marques, Gabriela Severini e Rafaela Jacon Dutra
Assistente de produção: Andressa Rodrigues
Assistente de palco: Dani Silva
Foto: Sandra Ribeiro