Após exibição do filme haverá bate-papo intermediado pela professora e historiadora Maria José de Souza (Tita)
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Galpão das Artes receberá a exibição do documentário “Festa de São Benedito – Um século de resistência”, produção audiovisual sobre o festejo centenário cercado de fé, alegria, resistência e persistência, sobretudo da população afro-brasileira. A sessão será realizada nesta quinta-feira, dia 23, às 19h30, e tem entrada aberta e gratuita.
O filme aborda histórias como a imagem de São Benedito trazida a Poços pelo ex-escravizado Herculano de Araújo Cintra, conhecido como Tio Herculano que, com a ajuda de outros moradores, construiu a primeira capela em homenagem ao santo negro, sobre o antigo cemitério, hoje Igreja Matriz. Outros assuntos são a tradição dos Ternos de Congo e Grupos de Caiapós, a participação da mulher, a preservação do patrimônio material e imaterial, a continuidade e as próximas gerações.
Após a exibição do documentário, haverá bate-papo com a professora e historiadora Maria José de Souza (Tita) e a convidada Eduarda Carimbá, presidente da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas.
“Festa de São Benedito – Um século de resistência” foi viabilizado pelo Edital Culturas Populares do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e tem direção de Juliano Silva, assistência de direção de Chiara Carvalho, entrevistas de Juliano Borges e produção audiovisual de Nando Assis.
A exibição e circulação especial do documentário têm o patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Cultura, e a realização de Juliano Silva Comunicação & Eventos e Carvalho Agência Cultural.
Serviço:
Exibição do documentário “Festa de São Benedito – Um século de resistência”
Quando: 23 de novembro, às 19h30min
Onde: Galpão das Artes (Rua Benedita Lucas da Silva, 80 – Jardim Ipê)
Entrada gratuita