Após 4 adiamentos em função da pandemia, o concurso mais amado do Brasil está de volta: de 30 de julho a 22 de agosto acontece o concurso Comida di Buteco, em sua 21ª edição, pela primeira vez em sua história, com foco no delivery!
A organização do concurso reforça a proposta na missão – “Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão da sua casa” – mais necessária do que nunca. “Se a preocupação em preservar e evoluir os pequenos negócios familiares chamados ‘butecos’ já era o nosso propósito, com a pandemia se tornou urgente. O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois foram um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo. 30% dos butecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas. Muitos de forma irreversível mas vários, quem sabe, reabram em um momento pós-pandemia”.
A expectativa é de que, mais do que nunca, o público possa ajudar, prestigiando os butecos via delivery, trazendo não apenas faturamento adicional a eles, mas sua força e pensamento positivo para a recuperação de todos. “E para isso criamos o movimento Salve os Butecos!”
O objetivo com o Salve os Butecos é ajudar a gerar fluxo de caixa para os butecos, de forma que eles possam se reerguer. Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. As doações podem ser em espécie; produtos, no caso de empresas que atendem diretamente os butecos e espaços na mídia para divulgar a campanha.
A meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os butecos participantes do concurso. O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site comidadibuteco.com.br.
A conta para doações é:
Banco Santander 033
Agência: 1595
Conta número: 130023050
Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA
CNPJ: 06.204.569/0001-55
Segurança
Neste 2021, pela primeira vez em sua história, o concurso terá um formato híbrido, pois os consumidores poderão provar os petiscos participantes do concurso através do delivery ou buscando nos butecos, no formato “para levar”. Para isso, vamos divulgar os telefones dos butecos participantes no site para que os pedidos de petisco seja feito diretamente a eles, seja por telefone ou mensagem de what’s app. Em BH e Curitiba foi estabelecida uma parceria com o aplicativo de delivery 99Food, que entregará os petiscos participantes com exclusividade em termos de aplicativo de entregas.
Os butecos participantes do Comida di Buteco estão sujeitos às regras de funcionamento dos bares determinada pelos governos municipais em cada cidade onde o concurso acontece. A orientação para os butecos participantes é cumprir rigorosamente as regras definidas e limitar o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento. Isto será checado continuamente, reforçando esse cumprimento.
Foram feitos vários esforços no sentido de poder realizar o concurso de forma híbrida, isto é, o consumidor poderá pedir o petisco participante via delivery/para levar ou, se sentindo seguro seja por vacinação concluída ou pelas medidas de proteção individual e também de cada buteco, participar presencialmente. Dentre estes esforços, destaca-se uma parceria com a Tagme – plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios – para que os butequeiros possam planejar com segurança sua ida ao buteco.
Esta ferramenta está acessível através do site www.comidadibuteco.com.br, localizando o buteco que quer visitar em cada cidade e clicando no botão Tagme. Desta maneira, naquele horário a mesa reservada estará disponível de acordo com os critérios estabelecidos nas reservas.
Também foi elaborada uma lista de dicas para os consumidores, para que eles também respeitem as regras e não causem constrangimento aos butecos e eventualmente multas e fechamentos pelo poder público bem como desclassificação no concurso Comida di Buteco por desrespeitar as regras de funcionamento de forma reincidente. As dicas serão divulgadas através das redes sociais, website, dentro dos butecos e junto aos veículos de imprensa que fazem a cobertura do concurso. Como exemplo destas recomendações e dicas temos “não servir ninguém que não esteja sentado nem efetuar vendas para que as pessoas consumam em pé ao redor do bar”.
Acreditamos que o público tem como desfrutar e participar do concurso ajudando os butecos e de acordo com as regras que trarão segurança a todos: consumidores e equipes dos butecos.
Novas iniciativas
Neste período em que o concurso não foi realizado, foram buscadas alternativas para o concurso se manter próximo do público, fãs do Comida di Buteco e de tudo aquilo que ele traz em termos de entretenimento e sociabilidade.
Piraquê Comida di Buteco
Lembrada há mais de 70 anos pela originalidade de seus produtos, a Piraquê, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, lança em edição especial os snacks Comida Di Buteco. A novidade leva para dentro de casa os sabores irresistíveis dos butecos familiares, como pão de alho, pimenta e calabresa na versão salgadinho de 90g.
Receitas Campeãs Comida di Buteco – Sympla Play
A Sympla Play, braço da plataforma Sympla que comercializa cursos e conteúdos digitais, convidou para uma “temporada” de vídeos de receitas do Comida di Buteco. Esta primeira leva traz receitas premiadas de BH e o produto é composto dos vídeos de 10 receitas, a história de cada um destes butecos, vídeo institucional do Comida di Buteco, um card com a receita para ser impressa e um certificado/gift. O produto poderá ser adquirido na plataforma sympla.com.br a partir de 19 de agosto.
Camisetas Comida di Buteco Chico Rei
O Comida di Buteco estará presente na maior loja virtual de camisetas do Brasil: Chico Rei. A marca desenvolverá e comercializará 3 modelos de camisetas inspiradas pelo Comida di Buteco e 10% do valor da camiseta será destinado ao movimento Salve os Butecos. A linha estará disponível na loja chicorei.com a partir de 1 de agosto e será mais uma maneira de mostrar a paixão pelos butecos.
Tema Raízes
Raízes, tanto com o sentido intrínseco das receitas como também da origem, princípio, cerne. São muitas opções de fácil acessibilidade e infinitas possibilidades de combinações. Batata, mandioquinha, beterraba, cenoura, são apenas alguns exemplos que aguçaram a criatividade dos cozinheiros e que vão despertar a curiosidade do público.
Todos os butecos participantes desenvolveram as receitas dos petiscos 2021 contendo uma ou mais raízes. E, continuando a tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações de butecos, os petiscos 2021 terão um preço fixo de R$ 27,00.
Nossa raiz
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes e hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e desde 2016 elege também o Melhor Buteco do Brasil.
Ele é o primeiro concurso do gênero no país e teve os seguintes resultados na sua última edição:
o 21 circuitos de Norte a Sul do País, abrangendo 40 cidades;
o 650 butecos participantes;
o 800.000 votos;
o 480.000 petiscos vendidos;
o 7.500 empregos diretos gerados
o 8 milhões de pessoas impactadas nos butecos;
o 30 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.
Sua mecânica
Elege-se o Melhor Buteco da cidade e não o melhor petisco!
Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o Melhor Buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de Outubro.
Um modelo de negócios transformador de vidas
A razão de existir, a missão do Comida di Buteco é Transformar Vidas Através da Cozinha Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa. O concurso tem como perfil de participantes apenas os negócios familiares, não participando redes nem franquias. E todos os envolvidos participam de uma grande corrente do bem que abrange : o “buteco”, que não paga para participar; as marcas patrocinadoras, como a fonte financiadora; o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica do buteco – gera empregos, impostos, turismo; e envolve parceiros, mídia jornalismo, influenciadores e finalmente, o público que visita e vota nos butecos ao longo de todo o mês do concurso. O concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia na qual o buteco está inserido.
Patrocinadores 2021
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.
Eis algumas das principais marcas que estão presentes no Comida di Buteco e que continuam conosco:
Banco Oficial: Santander
Santander e a Gastronomia
Será o banco oficial do evento e seus clientes terão 10% de desconto nos petiscos concorrentes em grande parte dos estabelecimentos participantes. Além disso, a Getnet será o meio de pagamento oficial.
O Santander mantém amplo incentivo à gastronomia, seja atrelando sua marca aos principais eventos do País, ou atuando próximo a toda cadeia empreendedora do setor, desde o produtor rural até o consumidor final, por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças. Por meio desta unidade de negócios, o Santander Brasil está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros.
Heinz
Essa é a primeira vez que a Heinz patrocina o Concurso “Comida di Buteco”. “O Comida di Buteco une os melhores bares do Brasil em um concurso que busca o melhor da culinária raiz e Heinz não poderia ficar de fora. Os butecos têm um valor sentimental muito grande na vida dos brasileiros e Heinz quer fazer parte dessa memória afetiva trazendo ainda mais sabor para os deliciosos petiscos criados para o concurso com os nossos condimentos. Estamos animados para fazer parte dessa jornada em busca do melhor buteco do Brasil”, explica Bruno Ferragut, Gerente de Marketing Foodservice da Kraft Heinz.
Mc Cain
A McCain já é parceira do Comida Di Buteco há 4 anos consecutivos e para a marca é importante apoiar e fazer parte de um concurso que há mais de 20 anos fomenta a cozinha de raiz aproximando a McCain tanto dos bares e restaurantes independentes que participam, quanto dos consumidores que visitam estes locais durante a disputa. “E é claro que, nesse contexto de happy hour e reunião de amigos e famílias, não poderia faltar o petisco mais democrático e amado por todos: a batata-frita, especialidade da McCain”, comenta Victoria Gabrielli, Diretora de Marketing da McCain Brasil.
Para essa edição do concurso, a McCain traz como sugestão seu mais novo lançamento: as batatas McCain Crispers, que possuem textura super crocante, corte em “v”, ondulada e com casca. Ela é perfeita para criar os mais variados pratos, já que o formato permite saboreá-las com molhos, coberturas (como carne seca ou costela) ou até mesmo recheando as batatas (com guacamole, por exemplo), estimulando a criatividade dos participantes.
Reserva 51
A Reserva 51, uma das marcas da Cia Müller de Bebidas, confirmou presença em mais uma edição do Comida Di Buteco. A competição, que este ano completa duas décadas de existência, tem o objetivo de resgatar os botecos autênticos de cada região. Em 2021 serão mais de 500 bares participantes em cidades como São Paulo, Belo Horizonte Salvador, Fortaleza, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro.
Assim como nos anos anteriores, a Reserva 51 – uma cachaça extra premium, 100% envelhecidas em barris de carvalho – estará presente nos locais participantes com dosador, copos shot e ainda uma placa personalizada para os bares que entraram no projeto.
M Dias Branco
Contando com mais de 65 anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas Com o objetivo de se aproximar dos consumidores regionalmente em uma ocasião de consumo unâmime entre os brasileiros – o buteco – as marcas de farinha Finna e Isabela apresentam o projeto, sendo Isabela para os estados do Sul o país e Finna para os demais circuitos e também com a marca Piraquê, conforme dito pela gerência de marketing da marca: “O concurso valoriza receitas originais de bares familiares e suas receitas de raiz, combinando com a originalidade de Piraquê”.
Cervejaria Bohemia
Parceira de longa data do Comida di Buteco, a Cervejaria Bohemia propõe ao público um novo olhar para os seus costumes, trazendo para o concurso o conceito do ‘sabor que move tradições’. “Para a Bohemia, que vem conquistando paladares por gerações, falar do boteco como extensão da nossa casa é justamente levar a tradição adiante, apoiando a cultura, a cozinha de raiz e o consumidor mineiro”, diz a gerente regional de marketing, Fernanda Federico. Bohemia é a Cerveja Oficial do Comida di Buteco em MG(6 circuitos), Brasília, Goiás e Manaus.
99Food
A 99Food é uma plataforma de intermediação de entregas dos estabelecimentos locais de uma maneira tão simples quanto solicitar uma corrida dentro do app 99. A 99Food usa a mais alta tecnologia para conectar os sabores e cultura gastronômica do Brasil e oferecer para as pessoas uma ampla variedade de locais com opções simples, acessíveis e deliciosas para comer todos os dias. A companhia faz parte da empresa global DiDi Chuxing (“DiDi”) e está disponível para usuários do aplicativo 99Food (para Android e iOS). O aplicativo estará no Comida di Buteco nas cidades de Belo Horizonte e Curitiba.
Butecos de Poços 2021
Bar da Elaine
Rua Caetés, 64 – Vila Togni
Contra filé em tiras com tomate, cebola, pimentão e cenoura. Acompanha pão
Bar do Bica
Rua Senador Godoy, 650 – Jardim São Paulo
Cupim salteado com batata doce e legumes. Com um toque de gengibre ralado.
Bar do Bosco
Rua Santa Catarina, 569 – Centro
Linguiça de costela grelhada com creme de mandioquinha salsa.
Bar do David
Avenida Leonor Furlaneto Delgado, 140 – Jardim Philadelphia
Rabada com legumes
Bardo Dé
Rua Canadá, 429 – Jardim Quisisana
Croquete de costela com mandioca (8 unidades), recheado com queijo provolone e acompanhado de molho de pimenta biquinho.
Bar do Jayme
Avenida Francisco Salles, 1493 – Centro
Panqueca de peixe ao molho especial. Acompanha chips de batata baroa.
Bar Original
Avenida Francisco Salles, 36 – Centro
Chapão é um prato elaborado com filé mignon suíno na chapa com cebola, tomate, mandioquinha salsa, cenoura em cubos, ervilha e alho frito. Misturada e temperada com vinho branco, shoyo e pimenta calabresa.
Boteco Cana Benta
Rua Camerino Nogueira da Silva, 15 – Parque Primavera
Bolinho de mandioquinha salsa recheado de carne de panela e requeijão cremoso
Buthekytha Bar
Rua Israel, 200 – Parque das Nações
Cubos de pernil ao molho de cerveja preta e creme de cebola, acompanhado de mandioca, batata doce fritas e geleia de pimenta
Canecão bar
Avenida João Pinheiro, 1120 – Jardim do Ginásio
Músculo e ponta de peito (bovinos) cozidos, servidos com pirão e purê de mandioca, acompanhados de banana.
Comidaria ST PETER
Avenida Monsenhor Alderige, 235 – Jardim Country Club
Carne de Vaca desfiada ao molho barbecue caseiro servido com Chips de Mandioca.
CQC – Comé Que Chama Bar
Rua Capitão Afonso Junqueira, 10 – Centro
Porpeta de filé mignon recheada, regada com molho barbecue e cheddar
Espetinho Bar
Avenida João Pinheiro, 1480, loja 3 – Vila Cruz
Torresmo com purê de batata doce
Rota do Petisco
Avenida Lourenço Ferrero Junior, 255 – Jardim Philadelphia
Carne de porco guardada na gordura com cenoura e mandioca.
Seu Minero
Rua Assis Figueiredo, 1945/1 – Centro
Carne de panela com batata acompanhada de mandioca frita
Toa Toa Bar
Avenida Santo Antonio, 16 – Centro (esq. Praça dos Macacos)
Costela no bafo puxada na manteiga com requeijão acompanha dadinhos de tapioca e dadinhos de mandioca