domingo, setembro 22, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioSaúdeCom menos casos e internações, Sul de Minas entra na Onda Verde...

Com menos casos e internações, Sul de Minas entra na Onda Verde da Covid-19

O Sul de Minas foi autorizado pelo Comitê Extraordinário Covid-19 a ser incluído na Onda Verde, plano criado para a retomada segura e gradual das atividades e economia. A autorização deve-se à melhoria do cenário de combate à doença e agora o estado tem 14 regiões na onda verde.


Indicadores como ocupação de leitos e positividade para o coronavírus melhoraram nessas regiões nos últimos 21 dias. Já nos últimos 14 dias, a taxa de incidência da covid caiu 10% em todo o estado. Com isso, nove (Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul e Vale do Aço) das 14 macros estão classificadas na onda verde.

Na onda amarela, a partir de sábado (7/8), entra a Nordeste, que se junta às macros Leste, Leste do Sul e Triângulo do Norte.

Internações em queda

No cenário apresentado com a situação de momento da pandemia em Minas, o Comitê Extraordinário Covid-19 divulgou dados referentes às internações no estado. Nas últimas quatro semanas, os pedidos tiveram queda média de 30%. Em todas as idades, menos pessoas deram entrada nas unidades de saúde e hospitais por causa da doença.

Para o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, isso é reflexo da vacinação que tem avançado em Minas Gerais.

“Julho foi o mês em que Minas recebeu mais vacinas. Isso gera impacto direto sobre a população. Mais gente vacinada, menos internações e menos mortes. Ultrapassamos a marca de 10 milhões de primeiras doses aplicadas no estado recentemente, e a imunização deve continuar avançando em agosto”, destaca.

O secretário ressalta, ainda, a orientação para que todos os mineiros tomem a vacina na sua vez. “Todas as vacinas são eficazes. Não acreditem em fake news. Àquele que não foi tomar a segunda dose e que ainda escolhe vacina, peço que não faça isso – e que todos busquem vacinação rápida”, alerta.

Covid-19 em Poços

Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela secretaria de Saúde de Poços de Caldas, nesta quinta, 5 de agosto, são 13.858 casos positivos em Poços: destes, 13.127 pacientes são considerados recuperados, 226 seguem em isolamento domiciliar, 25 estão em Unidade de Terapia Intensiva e 15 em ala ou leito clínico. São 55 novos casos em relação a última atualização. São 465 óbitos em função da Covid-19, com mais 02 registros: um paciente de 59 anos e uma paciente de 89 anos, ambos possuíam comorbidades. A Secretaria Municipal de Saúde se solidariza com parentes e amigos neste triste momento de perda no município em função da Covid-19. O boletim segue sem óbito em investigação.

Dentre os 13.858 casos positivos no município, 51,2% se referem a pacientes do sexo feminino. A faixa etária de maior incidência é dos 30 a 39 anos, que corresponde a 22,2% dos casos. A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva, nesta quinta, está em 50,68%. São 37 leitos ocupados, sendo 25 por pacientes confirmados e residentes em Poços o que corresponde a 34,25% e 12 por pacientes residentes em outros municípios o que corresponde a 16,44% da ocupação. Nesta quinta, são 12 internações de pacientes de outras cidades, conforme descrito na taxa de ocupação de UTIs: (01) Ibitiúra de Minas, (02) Andradas, (03) Caldas, (01) Areado, (03) Campestre, (01) Guaxupé e (01) Arceburgo. Lembrando que estes casos não são computados nas estatísticas locais referentes aos números de casos positivos, mas já estão incluídos na taxa de ocupação de leitos de UTI, divulgada diariamente no Boletim Epidemiológico. O Boletim contabiliza 271 óbitos de não residentes, com mais 02 registros: um paciente de 40 anos que era morador de Andradas e um paciente de 45 anos que era morador de Campestre e possuía comorbidades. O Boletim também informa que foram realizados no município, somando as redes pública e privada, 65.956 testes e exames. O número de doses da vacina aplicadas até o momento totaliza 126.151.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes